24/08/2015 15h32

Moradores do Trapiche recebem o Complexo Lourenço Vasconcelos

Estrutura foi construída pela Braskem em parceria com a Prefeitura Municipal de Maceió para servir à população do bairro

Prefeito Rui Palmeira, líder comunitária Maria Martins e o diretor de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines descerram a placa de inauguração do Complexo Lourenço Vasconcelos

Os moradores do bairro do Trapiche receberam, nesta segunda-feira (24), um grande benefício que é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem. A partir de agora, a população local conta com o Complexo Lourenço Vasconcelos, onde serão realizadas atividades de saúde, esporte e lazer por meio de projetos desenvolvidos por equipes do Município.

Construído pela Braskem, o espaço abrigará a estrutura da Unidade de Saúde da Família (USF) Doutor Hélvio Auto, terá espaços para associações comunitárias e para uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Complexo também contará com um espaço para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), que levará projetos à população e disponibilizará atendimento em fisioterapia.

“Aqui, teremos a USF Hélvio Auto, que hoje funciona em um imóvel alugado e sem estrutura adequada para a população. É um equipamento de extrema importância, construído pela Braskem e que agora será administrado pela Prefeitura com equipes de atenção básica de saúde, projetos de esportes e com estrutura para atender associações comunitárias. Este complexo é fruto de mais uma parceria firmada com a iniciativa privada para beneficiar os maceioenses”, comentou Rui Palmeira.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira afirmou que os serviços do Complexo permitirão que a Prefeitura leve mais qualidade de vida aos moradores do bairro. Em seu pronunciamento, o gestor também fez um breve balanço de ações realizadas pelo Município em benefício à região sul de Maceió, citando obras na saúde, educação e infraestrutura.

“Realizamos, nas últimas semanas, o projeto Bairro Vivo no Pontal da Barra, com diversas ações para a população; revitalizamos a Avenida Assis Chateubriand, estamos recuperando a Siqueira Campos; entregamos recentemente a USF Roland Simon; estamos reformando as escolas Nosso Lar e Senador Rui Palmeira, além da reforma do Terminal de ônibus. Essas são algumas das ações que estão sendo executadas pela Prefeitura para beneficiar a população”, pontuou o vice-prefeito.

Sobre a USF Hélvio Auto, a secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros explicou que os serviços serão ofertados por duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que prestarão atendimento e ações preventivas voltadas ao idoso, à mulher, ao adolescente, além de um programa de combate à hanseníase. O local também contará com serviços de vacinação, esterilização e farmácia.

O gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, explicou que o Complexo foi construído com base em uma tecnologia inovadora da construção civil, conhecida com Concreto PVC, que é moderna, duradoura e de fácil manutenção. Ele ressaltou a importância do espaço multiuso, destacando que, no local, poderão ser desenvolvidas ações de saúde, lazer, esportes e para uso das associações. Pradines também chamou atenção para a parceria entre a empresa e o Município. “É muito importante essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada porque a gente sabe das necessidades de dar atenção às demandas da população. Já temos um trabalho no Pontal e os moradores do Trapiche também pediam há um tempo por essa intervenção. É fundamental este trabalho conjunto e a Prefeitura de Maceió sempre foi parceira da Braskem, desde o início da gestão”, colocou Milton Pradines.

“A Unidade de Saúde estava funcionando em um local com estrutura precária. Agora, o atendimento será transferido e os usuários terão uma assistência adequada, com equipes do PSF e projetos de promoção à saúde. Além da parceria com a Braskem, o Complexo também tem apoio do Governo do Estado, com instalação da base descentralizada do Samu. São parcerias importantes, que trazem benefícios à população”, afirmou a secretária.

Diretora da USF, Sandra Magalhães explicou que o local terá capacidade para realizar até sete mil atendimentos mensais. “Antes, no espaço em que a gente funcionava, a população sofria por conta do atendimento inadequado e o profissionais também. Agora teremos um espaço amplo para um atendimento de qualidade”, contou.

O titular da Semel, Antônio Moura, acompanhou a solenidade e ressaltou que, na área esportiva, o Complexo concentrará atividades de iniciação ao esporte em diversas modalidades como vôlei, tênis e futsal, além do atendimento em fisioterapia e nutrição. “Aqui também poderemos dar uma assistência maior às federações esportivas, já que muitas delas não tem um espaço próprio”, colocou o secretário.

Representando os moradores do bairro, Maria Martins compôs a frente de honra e se emocionou ao falar sobre a importância do equipamento para a população. “Lutamos desde 2011 para ter esse Complexo. Agora, esse é o local que representa a nossa segurança, é para onde deveremos recorrer no caso de algum sinistro. É uma conquista que lutamos durante quatro anos e não tem como a gente não ficar feliz”, disse ela, que é presidente da Associação dos Moradores do Trapiche.

O empresário José Humberto Lôbo, da Construtora Humberto Lôbo, explicou que, a pesar da dimensão do espaço, as obras do Complexo foram realizadas em 45 dias em virtude da tecnologia utilizada na construção. Em seu discurso, ele também reforçou a importância das parcerias da iniciativa privada com a Prefeitura de Maceió, reiterando o apoio à gestão neste sentido. “Entendemos que este é o caminho. Não devemos esperar de braços cruzados que o poder público atenda todas as demandas da população. A iniciativa privada, os empresários, todos devem participar de ações como esta, que trazem benefícios à população. Nós, da Construtora Humberto Lôbo, reiteramos o nosso apoio ao trabalho da Prefeitura de Maceió”, colocou o empresário.Durante a entrega do Complexo, o prefeito também anunciou uma nova parceria firmada com a Braskem. Trata-se da obra para a retirada das chamadas “línguas sujas” nas praias da capital, no trecho entre Pajuçara e Jatiúca. Segundo explicou o gestor, a empresa irá doar parte da estrutura de tubulação em PVC necessária para a execução do serviço, cujo material tem valor elevado.

“É um trabalho muito importante, principalmente, do ponto de vista do Turismo. Serão construídas estações neste trecho e, para isso, a Prefeitura está finalizando a compra de bombas para a realização do serviço. A Braskem irá doar os tubos de PVC e em setembro iniciaremos a obra”, completou Rui.

 

Deixe o seu comentário