28/12/2021 10h55

Equatorial orienta alagoanos sobre os cuidados com fogos de artifício no Réveillon

Utilização de artefatos pode provocar acidentes graves e comprometer o fornecimento de energia, alerta Equatoria

Cuidado com os fogos de Ano-Novo

Para muitos alagoanos a contagem regressiva para o fim de 2021 já começou e os cuidados com a segurança devem acompanhar esse momento. Afinal, mesmo longe de grandes festas e aglomerações, em virtude da pandemia, muitas pessoas não abrem mão dos costumes e comemorações alusivas ao Ano Novo, que são marcadas pela compra e manuseio dos famosos fogos de artifício. 

Por isso, a Equatorial Alagoas separou algumas dicas que devem ser seguidas à risca para evitar acidentes graves ou até mesmo fatais, além de situações que comprometam o fornecimento de energia elétrica. 

De acordo com o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, é fundamental que na hora de manusear os artefatos a população fique atenta, mantenha distância e jamais faça o uso dos fogos e rojões em direção aos postes e fios da rede elétrica. Além de ocasionar a interrupção do fornecimento de energia para as unidades consumidores, a ocorrência pode ser ainda mais grave provocando acidentes. 

“O ideal é procurar um lugar descampado e longe da rede elétrica. Ninguém quer ficar sem energia justamente na virada de ano, então todo cuidado e atenção são necessários para garantir a celebração com segurança, qualidade e tranquilidade”, reforça o executivo 

Para garantir a chegada de 2022 sem nenhum contratempo, confira outras dicas da Equatorial para evitar acidentes: 

- As bombas e os fogos devem ser comprados somente em locais autorizados; 

- Todo o material deve ter certificado de garantia; 

- Nunca deixe os explosivos no bolso; 

- Jamais acenda o artefato próximo a face; 

- Não estoque fogos em sua casa; 

- Nunca acenda bombas e rojões na mão; 

- Se o foguete falhar não tente acender de novo;

- Solte um fogo por vez e ao ar livre; 

- Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta; 

- Somente maiores de idade podem soltar fogos de artifício. 

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, são cuidados imprescindíveis:

- Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;

- Jamais tocar em fios partidos;

- Acionar imediatamente a Equatorial Alagoas através da Central de Atendimento no 0800 082 0196.

Vale reforçar que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos o Código Único do imóvel. O Código Único encontra-se destacado em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas. 

Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.

TAGS:

Deixe o seu comentário