07/07/2015 13h39

Chuvas trazem esperança ao sertanejo e expectativa de boa colheita de feijão

Volume de água pluvial deu ânimo ao produtor rural em todas as regiões do estado, dando finalmente vida a produção local

Roça de feijão verde anima o produtor rural

Com as chuvas de inverno, as terras secas do Sertão alagoano começam a mudar de cor. Sai o pardo do seco Semiárido, dando lugar ao verde das pastagens e plantações. Nos últimos 15 dias, o volume de água pluvial deu ânimo ao produtor rural em todas as regiões do estado, dando finalmente vida a produção local.

Para os sertanejos de Alagoas, o cenário anterior ao inverno era indefinido, sem muitas expectativas de alteração climática. Havia certa angustia por parte dos produtores e poucos agricultores conseguiram plantar em tempo hábil.

O Governo do Estado estimulou, desde o início do ano, o setor agropecuário. Nesse período foi possível atrair geradores de insumos, fontes de crédito, articular distribuição de sementes e aproximar técnicos de pesquisa em extensão rural para discutir a melhor forma de colher uma boa safra.

De acordo com Hibernon Cavalcante, superintendente de desenvolvimento agropecuário da Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura de Alagoas, as sementes distribuídas em abril, pelo Programa Barriga Cheia, já foram plantadas e se o clima atual continuar haverá plenas condições de uma farta colheita.

“Esperamos que essa quadra invernosa continue. As sementes que nós distribuímos foram de excelente qualidade, então demos condições para que as pessoas plantassem, então fica agora a expectativa de consolidação dessa safra”, disse Hibernon Cavalcante.

Já na pecuária, a influência da chuva refletiu no aumento da formação de pastagens e bom solo. Embora, quando há excessos de correntes pluviais, não há vantagem para pastagem e nem para a lavoura, segundo Hibernon Cavalcante, a Seapa está monitorando a evolução do quadro invernal em todas as regiões do estado.

“Estamos acompanhando as chuvas com a estrutura da Emater [Empresa de Extensão Rural], implantamos unidades de pesquisa demonstrativas para monitoramento, assim, a gente espera que, consolidando os resultados, possamos orientar melhor os produtores dessas regiões para que não registrem prejuízos” ressaltou o superintendente.

Deixe o seu comentário