07/02/2014 12h37

IPTU de Maceió: descontos de até 20% na cota única que vence dia 28

Já para a segunda cota, dia 31 de março, o desconto para os contribuintes será de 10% e 5% no caso dos que possuem pendências no exercício anterior

Maceioenses poderão tirar a guia de pagamento do IPTU 2014 via online

Os contribuintes que pagarem o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única, que vence no dia 28 de fevereiro, terão 20% de desconto no valor total da parcela. Para quem têm algum tipo de débito no exercício anterior o desconto será de 10%. Já para a segunda cota, dia 31 de março, o desconto para os contribuintes será de 10% e 5% no caso dos que possuem pendências no exercício anterior.

A iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), tem como objetivo incentivar o cidadão maceioense a pagar o imposto, que retorna ao contribuinte em forma de benfeitorias para a população, a exemplo de obras importantes que estão sendo executadas na cidade.

Os carnês para o pagamento do IPTU, referente ao ano de 2014, estão disponíveis aos contribuintes pela internet desde o último dia 15. O serviço é disponibilizado por meio do endereço eletrônico da Secretaria de Finanças e possibilita a emissão de qualquer uma das parcelas ou da parcela única do exercício atual, ficando disponível todos os dias, em horário integral. Para este ano, a SMF vai emitir 236 mil carnês.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Tributária, Rogério Faria, o valor da taxa de IPTU é calculado utilizando alguns padrões, como as características do imóvel. “O valor do IPTU considera tipo do imóvel, se é popular, baixo, médio, luxo e alto luxo. Consideras ainda algumas particularidades, a exemplo da metragem do terreno, tamanho e os equipamentos oferecidos como piscinas e porcelanatos, entre outras questões”, disse ele.

Conforme já noticiado pelo portal da Prefeitura de Maceió, obras importantes para a qualidade de vida do cidadão maceioense, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), a exemplo dos serviços de drenagem e pavimentação no Santa Lúcia, da construção das galerias de águas pluviais no Village Campestre, da drenagem e pavimentação do Graciliano Ramos e a série de recapeamentos e serviço de recuperação das vias de acesso, estão sendo custeadas com recursos próprios da Prefeitura.

Telecentros e Lan houses

Uma parceria da Prefeitura, por meio da SMF, está contribuindo para a descentralização do acesso ao IPTU. A parceria com o Governo do estado consiste em 20 telecentros digitais gerenciados pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e 30 lan houses em diferentes bairros, que passarão a oferecer o serviço de impressão dos talões do IPTU para o contribuinte. Na parceira, os donos das lan houses participantes foram capacitados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para garantir um serviço de excelência aos contribuintes.

“Com esta novidade, os cidadãos não vão precisar se deslocar até a sede da Secretaria de Finanças, no Centro, para imprimir os carnês do IPTU deste ano e do ano passado. Dessa forma, além dos benefícios sociais que são trabalhados com a inclusão digital nos telecentros, os donos das lan houses também arrecadarão com a impressão dos carnês”, disse Rui Palmeira.

TAGS:

Deixe o seu comentário