27/02/2014 10h45

IPTU: pagamento em cota única vence nesta sexta-feira

Benefício favorece os cidadãos adimplentes com um abatimento de 20%. Já para os inadimplentes, o desconto é reduzido para 10%

IPTU 2014

Vence nesta sexta-feira (28) o prazo para o pagamento em cota única da primeira parcela do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) do exercício de 2014. O benefício favorece os cidadãos adimplentes com um abatimento de 20%. Já para os inadimplentes, o desconto é reduzido para 10%. Os pagamentos podem ser efetuados em qualquer agência bancária desde que obedecido o vencimento do boleto.

A Secretaria Municipal de Finanças (SMF) informa que o prazo não será prorrogado. Se o pagamento for feito após o dia 28, o desconto cai para 10%. Já, se o contribuinte estiver com débitos, o abatimento reduz para 5%.

A porcentagem no desconto da segunda parcela, em cota única, fica estipulada em 10% para quem não possuir débitos – para os inadimplentes, a porcentagem diminui para 5% – com vencimento para o dia 31 de março.  Os maceioenses contam com a facilidade de imprimir os carnês do IPTU pela Internet (veja abaixo).

Desde a segunda quinzena de janeiro, para descentralizar o acesso digital desse imposto, o maceioense pode procurar uma das 30 lan houses credenciadas e os 20 telecentros gerenciados pela Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti). A novidade é fruto de parceira celebrada em janeiro pela Secretaria Municipal de Finanças (SMF) e o Governo Estadual para que os maceioenses possam imprimir os talões do IPTU sem precisar se deslocar até a SMF.

De acordo com a secretária municipal de Finanças, Renata Fonseca, todos os monitores dos telecentros serão capacitados para melhorar orientar os contribuintes. “Como os consultores do Sebrae já prestam uma orientação técnica aos donos de lan houses, esperamos aumentar o atendimento digital dos serviços da Secretaria”, declarou.

A lista completa de telecentros e lan houses pode ser conferida aqui. Veja abaixo como acessar o carnê digital.

Passo a Passo

A Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza diferentes canais para que o contribuinte possa regularizar o IPTU. Pela internet, o maceioense (pessoa física ou jurídica) pode acessar o site da Prefeitura e clicar no link “IPTU 2014″. Em seguida, basta clicar no espaço “Clique aqui para emitir a 2ª via do IPTU”. Ao fazer isso, uma janela em pop-up será aberta.

A depender do navegador, o internauta deve liberar a janela e fornecer o número de inscrição do imóvel (que consta no carnê entregue no início do ano) e imprimir os boletos.

Caso não recorde a sequência numérica, o internauta pode clicar na lupa ao lado espaço do número de imóvel e refinar a busca fornecendo o nome do proprietário do imóvel ou a razão social da empresa. Vale ressaltar que a busca no site é referente ao ano de 2014. Quanto aos anos anteriores, a SMF já está trabalhando para ofertar a consulta a outros anos.

Já para parcelas referentes a este e anos anteriores, o contribuinte pode regularizar a situação tributária em diferentes postos de atendimento. Em todos eles, a documentação para pessoa física nominal do imóvel é RG e CPF – caso ainda não esteja no nome do proprietário, é necessário apresentar a certidão de compra e venda ou cópia da escritura do imóvel. Para pessoa jurídica é preciso apresentar o CNPJ e documento que ateste que o interessado responde pelo tributo, a exemplo de procuração.

A SMF disponibiliza ainda serviços via Internet, como consulta de certidões, reemissão de boletos, impressão e geração de certidões negativas.

Confira locais e horários de atendimento aos contribuintes:

Parte alta: Benedito Bentes (Das 9h às 15h – Na ‘Central Já’ do Shopping Pátio Maceió); Farol (Das 8h às 17h – Na ‘Central Já’ do Shopping Farol) e também na Central Já do Shopping Miramar das 8h às 14 h.

Parte baixa: Centro – no prédio da SMF, na Praça dos Palmares, Centro, das 8 às 14 horas, nos guichês de atendimento, no primeiro piso.

TAGS:

Deixe o seu comentário