15/01/2014 12h05

Carnês do IPTU já estão disponíveis pela internet

Contribuinte poderá pagar o IPTU em uma única parcela até 28 de fevereiro, a chamada cota única, ou em parcelas que se estenderão de março a dezembro

Carnês do IPTU 2014 estão disponíveis na internet

Os carnês para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, referente ao ano de 2014 estão disponíveis aos contribuintes pela internet a partir desta quarta-feira (15). O serviço será disponibilizado por meio do endereço eletrônico da Secretaria de Finanças e possibilitará a emissão de qualquer uma das parcelas ou da parcela única do exercício atual, ficando disponível todos os dias, em horário integral.

O contribuinte poderá pagar o IPTU em uma única parcela até 28 de fevereiro, a chamada cota única, ou em parcelas que se estenderão de março a dezembro. Já o pagamento do ano de 2013 pode ser feito a qualquer momento com juros e multas. Para este ano, a SMF vai emitir 236 mil carnês. De acordo com o secretário adjunto de Administração Tributária, Rogério Faria, o valor da taxa de IPTU é calculado utilizando alguns padrões, como as características do imóvel.

“O valor do IPTU tem como determinantes os padrões: popular, baixo, médio, luxo e altoluxo. Esses levam em consideração para estipular o valor da taxa, particularidades, a exemplo da metragem do terreno, tamanho e características do imóvel, como por exemplo, se tem piscinas e porcelanatos, entre outras questões”, disse ele.

A arrecadação do IPTU teve um acréscimo de 12,95% em 2013. Comparado ao ano de 2012, se considerada a inflação prevista em 5,5%, houve um acréscimo real de 7,57%. No que diz respeito à inadimplência, apenas 50% da população maceioense é regular com o imposto. A SMF vai identificar quem são os inadimplentes e convidá-los para negociação perante o município, no caso de não haver acerto entre as partes, será iniciado um trabalho de execução fiscal e o nome do contribuinte poderá, inclusive, ser inserido nos serviços de proteção ao crédito.

Investimentos

Conforme já noticiado pelo portal da Prefeitura de Maceió, obras importantes para a qualidade de vida do cidadão maceioense, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), a exemplo dos serviços de drenagem e pavimentação no Santa Lúcia, da construção das galerias de águas pluviais no Village Campestre, da drenagem e pavimentação do Graciliano Ramos, estão sendo custeadas com recursos próprios da Prefeitura.

Parte dessas obras foi autorizada em setembro de 2013, pelo prefeito Rui Palmeira, como parte de um pacote de ações que soma R$ 14 milhões em recursos próprios do município. Esse valor é resultado de parte da arrecadação do IPTU.

TAGS:

Deixe o seu comentário