16/12/2013 9h37

Governo do Estado garante continuidade do Programa Leite em Alagoas na 1ª Festa do Leite de Batalha

Programa do Leite atende hoje mais de 80 mil famílias

Vice-governador José Thomaz Nonô conversa com o presidente da CPLA Aldemar Monteiro na I Festa do Leite em Batalha

O governador em exercício, José Thomaz Nonô, anunciou durante a cerimônia de premiação da 1ª Festa do Leite de Batalha, a continuidade do Programa do Leite em Alagoas. “É com muito alegria que fecho a semana de interinidade à frente do Governo do Estado, aqui em Batalha, com uma ótima notícia para os produtores de leite: a garantia de que os recursos para o Programa do Leite já estão assegurados”, afirmou o governador.

Nonô destacou a parceria com o governo federal e informou que a própria ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, comunicou-lhe, por telefone, sobre a assinatura da portaria que garante a manutenção do programa, na sexta-feira (13), em Brasília. “Não é promessa, não é aceno. É a realidade de uma parceria firme que garante que os recursos, tanto do Governo Federal, quanto os do Governo de Alagoas, estão garantidos até 2015 para a continuidade do programa”, assegurou.

Ele afirmou que os programas implementados na agricultura pelo governador Teotonio Vilela Filho nos últimos sete anos recuperaram a Bacia Leiteira e deram condições aos pequenos agricultores para produzir e melhorar a qualidade dos rebanhos. “A Bacia Leiteira viveu todo tipo de crise com o governo anterior, que até fechou a Emater. Nós mudamos essa realidade, botamos tecnologia, trouxemos inseminação artificial e matrizes e com isso, demos condições para o desenvolvimento da produção dos pequenos produtores. Tudo isso com recursos do Fecoep, que tenho a honra de presidir”, lembrou, destacando o trabalho realizado pela atual administração estadual. “Este governo investe no Sertão como nenhum outro já fez. Justiça se faça, ninguém fez pelo Sertão o que fez Teotonio”, afirmou.

Nonô disse que o produtor sertanejo conhece a realidade. “Não tínhamos mais gado e o sertanejo sabe disso. Hoje ressurgimos, temos grandes produtores e temos muitíssimos pequenos produtores que juntos contribuem fortemente com o desenvolvimento do nosso Sertão”, explicou.

O governador em exercício também parabenizou e agradeceu aos produtores pela qualidade da produção. “Esses rebanhos que temos hoje dão orgulho a todos nós e esses troféus são o reconhecimento da sociedade ao trabalho de vocês. O Governo confiou e hoje agradece, oferecendo todo o apoio necessário a todo pequeno, médio e grande produtor alagoano”, garantiu.

Durante a solenidade, foi assinado um termo de cooperação entre Governo do Estado, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e instituições parceiras da cadeia produtiva de leite do Estado, que vai beneficiar mil e quinhentos pequenos produtores. Além de produtores e representantes de instituições, participaram do evento o senador Benedito de Lira, deputados federais, secretários estaduais, prefeitos, veradores, secretários municipais e dirigentes de organismos federais, estaduais e municipais.

Ao todo, 50 associações de produtores também estão fazendo parte do evento. A Primeira Festa do Leite, que está sendo realizada no Parque de Exposições Mair Amaral, no município de Batalha, conta com a parceria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL), Sebrae, Emater e Prefeitura de Batalha.

Deixe o seu comentário