20/02/2013 9h39

Servidores municipais de Maceió poderão decretar greve amanhã contra arrocho salarial

Funcionários querem repor defasagem salarial de 5% ocorrido nos anos anteriores

Servidores sinalizam indicativo de greve em assembleia na quinta-feira, 21
Arnaldo Santos/Assessoria
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana (SINDSPREF), Sidney Lopes, juntamente com  representantes de outros sindicatos que compõem o Movimento Unificado dos Servidores (SINDSPREF, SINGUARDA, SINDSAÚDE, SINDACS, SINDAS e SINTCOMARHP, entre outros), e os servidores municipais realizam amanhã, 19, uma assembleia geral no Clube Fênix Alagoano.

O objetivo é discutir a contraposta de reajuste salarial que a prefeitura apresentou hoje a Comissão de Negociação. O presidente do Sindspref, Sidney Lopes afirmou que a prefeitura alega que não tem condições de dar nenhum tipo de aumento salarial aos servidores, argumentando que encontrou as finanças do município com um rombo de 450 milhões de reais.

O que a prefeitura ofereceu foi o percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que representa 5,78%, referente à inflação de 2012. Este percentual já está assegurado pelo prefeito anterior, quando fez a negociação salarial em anos anteriores, disse Sidney Lopes, argumentando “que não se tira direitos e sim se amplia”, portanto iremos levar a proposta para a assembléia que vai decidir o que fazer, comentou.

O Movimento Unificado dos Servidores vai levar a contraproposta, mas tudo indica, será decretado indicativo de greve porque os servidores tem uma defasagem salarial em torno de 5% de anos anteriores”, argumentou Sidney Lopes. A opinião também é da maioria dos sindicalistas que fazem parte do Movimento Unificado.

Decreto

Se a Prefeitura está com rombo nas finanças não foram os servidores que fizeram isso, portanto a nova equipe tem que respeitar os servidores, destacou o sindicalista Sidney Lopes, argumentando que os servidores estão revoltados pela forma como foram atingidos pelo Decreto 7.480 que determina que todos os servidores voltem  para as suas secretarias de origem., o que causou vários transtornos aos servidores.  Este tema também será discutido na assembléia, disse Sidney Lopes.

Deixe o seu comentário