31/07/2017 9h02

Mercado muda expectativa e projeta retorno da inflação

A pesquisa feita pelo Banco Central ouviu mais de 100 instituições financeiras

Os economistas do mercado financeiro elevaram pela segunda semana consecutiva sua estimativa de inflação para este ano, informou nesta segunda-feira (31) o Banco Central no relatório conhecido como Focus.

De acordo com o levantamento do BC, a inflação deste ano deve ficar em 3,40%, na mediana. A pesquisa ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada.

No relatório anterior, feito com base nas previsões coletadas pelo Banco Central na semana retrasada, os economistas estimavam que a inflação ficaria em 3,33%.

O movimento acontece após a alta da tributação sobre combustíveis, anunciada recentemente pelo governo para tentar aumentar a arrecadação e alcançar a meta fiscal de 2017.

Apesar da alta, a nova previsão mantém a inflação abaixo da meta central para o ano, que é de 4,5%.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser perseguida pelo Banco Central, que, para alcançá-la, eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).

A meta central de inflação não é atingida no Brasil desde 2009. À época, o país ainda sentia os efeitos da crise financeira internacional de forma mais intensa.

Para 2018, a previsão do mercado financeiro para a inflação ficou estável em 4,20% na última semana. O índice segue abaixo da meta central (que também é de 4,5%) e do teto de 6% fixado para o período.

Deixe o seu comentário