24/10/2014 14h35

Engenheiro de pesca da Codevasf recebe título de Cidadão Honorário de Penedo

Título foi entregue pela Câmara de Vereadores do município no sábado (18), como reconhecimento ao empenho do empregado da Codevasf

Engenheiro de pesca da Codevasf Alexandre Delgado

O engenheiro de pesca Alexandre Delgado, lotado na 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é o mais novo Cidadão Honorário de Penedo (AL). O título foi entregue pela Câmara de Vereadores do município no sábado (18), como reconhecimento ao empenho do empregado da Codevasf em projetos que estão gerando desenvolvimento no município e na região.

“Esse título é antes de tudo um reconhecimento ao trabalho executado pela Codevasf, que é um trabalho não somente meu, mas de vários colegas. O reconhecimento também se deve a resposta às demandas de associações, cooperativas e parlamentares. Isso me traz muita alegria, porém, traz também muita responsabilidade. Receber um título como o de Cidadão Honorário de Penedo é o reconhecimento de toda uma população e da classe política, o que me deixa muito orgulhoso”, declarou o engenheiro de pesca da Codevasf e agora cidadão honorário de Penedo.

Morando há quase 12 anos na cidade, ele afirmou que já se sentia um cidadão penedense e que o título reforça esse sentimento. “Cheguei em Penedo em janeiro de 2003. Desde então, sinto-me penedense, pois a partir do momento em que escolhi viver na cidade, sou cidadão do município. Ver meu trabalho reconhecido me trouxe mais responsabilidade”, comentou Delgado.

Para o autor da proposta de concessão do título de Cidadão Honorário de Penedo, o vereador Derivan Thomaz, o grande empenho do engenheiro de pesca quando esteve à frente da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas permitiu que diversas emendas parlamentares se transformassem em melhoria na qualidade de vida para comunidades rurais de Penedo.

“Conseguimos muitas emendas parlamentares para ações na região, como reforma e estruturação de casa de farinha, aquisição de máquinas e tratores para associações e cooperativas. Mas essas ações poderiam não ser efetivadas rapidamente sem a ação direta do engenheiro de pesca Alexandre. Esse é um reconhecimento aos serviços prestados pelo desenvolvimento de Penedo.”, afirmou o Derivan Thomaz.

O vereador também parabenizou a Codevasf pelas ações na promoção do desenvolvimento regional de Penedo e demais municípios nos quais a companhia atua em Alagoas. “Toda a equipe técnica da Codevasf em Alagoas é extremamente competente. Sei que a Codevasf sempre estará de portas abertas para os projetos de Penedo e confiamos no trabalho da empresa”, destacou.

Perfil

Alexandre Delgado é engenheiro de pesca formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele também é economista e possui pós-graduação em Piscicultura pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Delgado trabalha na Codevasf desde agosto de 2001 e já atuou em diversos setores da empresa como a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural na sede da Codevasf em Brasília (DF), a 5ª Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização de Bacias Hidrográficas (GRR/UDT) e o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (5ª CII).

Entre os projetos dos quais Delgado esteve à frente estão a estruturação de atividades aquícolas no Baixo São Francisco alagoano, com repasse de tanques-rede a produtores familiares, associações e cooperativas e a implantação de unidades de beneficiamento de pescado; apoio a estruturação da atividade de bovinocultura leiteira com a implantação de tanques de resfriamento de leite em municípios alagoanos; fortalecimento da agricultura familiar em municípios da área de atuação da Codevasf em Alagoas por meio do repasse de máquinas e implementos agrícolas; implantação de unidade de beneficiamento de leite de cabra; apoio às atividades produtivas como a produção de sabonete de cabra no município de Maravilha; implantação, reforma e modernização das casas de farinha; regularização ambiental de projetos de piscicultura no Baixo São Francisco alagoano; desenvolvimento da produção de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba; e distribuição de espécies nativas para produtores familiares, associações e cooperativas em Alagoas.

A atuação do engenheiro rendeu diversas premiações, como o reconhecimento entregue pela primeira turma formada pelo curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele também recebeu da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL) o reconhecimento pelo apoio dado às cooperativas em Alagoas e a premiação da Cooperativa de Colonização Agropecuária e Piscicultura de Penedo (Coopenedo) pelo apoio a estruturação de atividades produtivas na área de atuação da cooperativa. Em 2014, durante as comemorações pelos 40 anos de criação da Codevasf, foi escolhido funcionário-símbolo da empresa em Alagoas e funcionário destaque da Gerência Regional de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia no estado.

Atualmente, Alexandre Delgado também integra a Associação dos Engenheiros de Pesca de Alagoas, na qual é membro fundador.

TAGS:

Deixe o seu comentário