26/04/2024 11h26

Banco do Nordeste apoia com o Prodeter o cultivo da banana na região do Leste Alagoano

60 produtores de banana dos municípios de União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú

Cultivo do plantio da banana recebe linha de crédito do Banco do Nordeste

 

O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste lança, na terça-feira, 30, às 10h, nova etapa no Leste Alagoano para trabalhar a bananicultura. A ação será divulgada em evento que acontece na Secretaria de Agricultura de União dos Palmares.

As primeiras ações, iniciadas em 2019, promoveram a produtividade no cultivo da fruta. A próxima abordagem atuará na introdução de tecnologia para o manejo eficaz da atividade. Participam desse Prodeter, 60 produtores de banana dos municípios de União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú.

O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, ressalta que o Programa “é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região”.

De acordo com o agente de desenvolvimento que está à frente desse Prodeter, Anderson Borba, “essa nova etapa terá como foco o elo produção e insumos, enfatizando a sustentabilidade, em ações como boas práticas sociais, ambientais e de governança”.  

Na programação do evento, além de apresentação da nova etapa, haverá palestra técnica sobre a importância do manejo adequado na atividade da bananicultura e depoimento de produtores já beneficiados pelas ações do Programa.

Parceria

Funcionando por meio do crédito associado à mobilização de atores locais, o Prodeter da Bananicultura no Leste Alagoano conta com a parceria do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), secretarias municipais de agricultura e sindicatos dos produtores rurais de cada município participante, Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Alagoas (Cooplal), de Santana do Mundaú, e Associação de Produtores do Vale da Pelada, de União dos Palmares.

Como resultado da primeira etapa, Anderson destaca o aumento na utilização de práticas de manejo adequada, incremento do crédito na atividade de banana na região, e alguns produtores já em processo de adequação da produção para o sistema agroflorestal e agroecológico.

Em 2023, foram financiados cerca de R$ 8 milhões para a bananicultura nos municípios de União dos Palmares, Santana do Mundaú e Branquinha, 60% a mais do que o crédito contratado para a atividade nesses municípios no ano anterior. O valor representa ainda 72% dos financiamentos realizados pelo banco para o cultivo da banana em todo o estado.

Deixe o seu comentário