11/06/2012 9h34

Usina Pindorama beneficia produtores de leite do Sertão

Medida foi negociada com a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas


Assessoria/CPLA

Bagaço de cana para alimentar o rebanho bovino no sertão

Priorizando ações de intercooperação, a Cooperativa Pindorama está atuando para diminuir os efeitos da seca no Sertão de Alagoas. Essa semana, a Usina Pindorama, enviou 60 toneladas de bagaço de cana-de-açúcar para agricultores familiares da Bacia Leiteira do estado. A medida foi negociada com a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que representa aproximadamente 2500 pequenos agricultores em Alagoas.

Parte do bagaço da cana-de-açúcar produzido pela Usina Pindorama é reutilizada na produção de energia e no artesanato, porém esse ano, a falta de alimento para os animais, consequência da estiagem em todo Nordeste, fez aumentar bastante a procura pelo subproduto. Somente na safra 2011/2012 a cooperativa produziu 284.264.440 toneladas de bagaço. O subproduto da cana-de-açúcar é utilizado na alimentação do gado.

O diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, destacou que a ação é uma questão de responsabilidade social, já que a Pindorama luta pelo fortalecimento a agricultura familiar e pelo desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas. “Priorizamos os pequenos produtores de Alagoas e negociamos o bagaço da cana a preço de custo para CPLA. A procura pelo subproduto da cana na Usina é muito grande. Até produtores de Pernambuco formam a fila de espera”, revelou o diretor presidente.

De acordo com relatos dos técnicos da CPLA, muitos animais estão morrendo. A situação mais critica está nos municípios de Ouro Branco, Jacaré dos Homens e Batalha. Em todo estado a produção de leite já diminuiu 40% e a chuva que caiu nos últimos dias não foi suficiente para amenizar os efeitos da seca.

O diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, mostrou preocupação. “Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para ajudar o pequeno agricultor. Essa parceria com a Cooperativa Pindorama, com certeza vai levar esperança aos nossos associados e quem sabe frear os efeitos da seca. Cooperativismo é isso, trabalhar em   prol do desenvolvimento de todos”, frisou Monteiro

Deixe o seu comentário