05/10/2015 11h09

Campeão paraolímpico Yohansson do Nascimento lança nova campanha da Braskem em Maceió

Velocista alagoano é um dos grandes nomes do paratletismo brasileiro

Campeão mostra as medalhas conquistadas nas provas pelo mundo afora

A Braskem promoveu nesta segunda-feira, 05, às 8h, no Restaurante Bodega do Sertão, o café da manhã de lançamento da nova fase de sua campanha institucional, focada no papel positivo da inovação e da presença da química e do plástico no dia a dia e na vida das pessoas. O evento oficial em Maceió contou com a presença do atleta paraolímpico alagoano Yohansson do Nascimento, integrante da Equipe Brasileira de Paratletismo, patrocinada pela empresa.

O velocista é um dos grandes nomes do paratletismo no Brasil e vem conquistando importantes pódios e medalhas desde as Paraolimpíadas de Pequim, em 2008. Sua conquista mais recente foi a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos do Canadá, disputados em agosto deste ano.

“Yohansson vem a Maceió como integrante da Equipe Brasileira e o mais ilustre paratleta alagoano. É uma honra poder prestigiar este importante alagoano, que é um exemplo de superação, obstinação e persistência”, disse Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais e Marketing da Braskem.

O patrocínio à Equipe Brasileira de Paratletismo foi anunciado no final do mês de setembro e vai durar por 18 meses – justamente a fase crucial para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A iniciativa está alinhada com a crença e com o propósito da Braskem, que é a criação de soluções sustentáveis através da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas.

Entre as várias medalhas de Yohansson do Nascimento, que começou no atletismo  com 17 anos de idade, estão uma prata no revezamento 4x100m e bronze nos 200m rasos em Pequim-2008, prata nos 400m rasos e uma medalha de ouro nos 200m rasos nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Na oportunidade, o medalhista paraolímpico Yohansson  do  Nascimento recordou um pouco da infância, quando jogava bola na praia e costumava observar a fábrica da Braskem (antiga Salgema). Continuou ele: “não sabia que um dia a mesma empresa que admirava pela grandiosidade, um dia irá ter relação direta com sua vida como hoje ao estar patrocinando o esporte paraolímpico”.

Em uma fala curta mas cheio de alegria e motivação, o atleta ganhador de mais de 150 medalhas, inclusive a medalha de ouro nos jogos paraolímpicos de Londres em 2012, falou para o público que jamais se curvou as dificuldades da vida pela deficiência de não ter as mãos, à resignação [e, principalmente à visão mesquinha de alguns]. Resolveu ir em frente e desenvolver os talentos motivo pela conquista dos sonhos. “Devemos trabalhar e focar no horizonte sempre na busca constante e cotidiana de buscar mais sonhos, de buscar mais sonhos”.

E o maior sonho do alagoano Yohansson Nascimento é continuar correndo com a perspectiva de ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. “Ganhar a medalha em solo brasileiro se somando as tantas que ganhou disputando as corridas mundo afora”.

Esporte Paraolímpico

A prática de esportes por atletas com algum tipo de deficiência remonta ao fim do século XIX. A organização de grandes eventos esportivos, contudo, começou após a Segunda Guerra Mundial, como forma de reabilitar militares e civis feridos.

A primeira edição dos Jogos Paraolímpicos foi realizada em Roma, na Itália, em 1960, com 400 inscritos de 23 países. No próximo ano, no Rio de Janeiro, são esperados 4350 atletas de 178 países, disputando 23 modalidades.

Yohansson do Nascimento no lançamento da nova campanha da Braskem em Maceió

 

Deixe o seu comentário