23/03/2024 11h37

UPL recebe Selo Mais Integridade, do MAPA, e tem programa reconhecido de Sustentabilidade Ambiental

Comitê gestor premiou o programa ‘Food Value Chain’, cujo propósito é elevar a eficiência socioambiental e econômica da agricultura, tornando os alimentos mais sustentáveis

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro, recebe representantes da UPL, em Brasília

 

A UPL Ltd. (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, foi mais uma vez premiada com o Selo Mais Integridade, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Na edição 2023/2024 da iniciativa, o programa Food Value Chain foi reconhecido pelo comitê gestor como uma boa prática na categoria de Sustentabilidade Ambiental. O reconhecimento foi anunciado em cerimônia no dia 21 de março, na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília (DF).

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, afirma: “É uma grande honra para nossa empresa receber, pela quarta vez, o Selo Mais Integridade. A renovação da outorga do prêmio reforça ainda mais nosso compromisso de seguir e fortalecer com as ações locais – e globais – em benefício do conceito de ESG, sigla em inglês que ganha cada vez mais relevância e se refere às responsabilidades ambiental, social e de governança. Esses pilares estão no centro do nosso propósito OpenAg, que posiciona a UPL como uma empresa aberta à colaboração e à inovação, com o objetivo de reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos”.

“Food Value Chain” (cadeia de valor de alimentos, em português) é um programa cujo objetivo é fazer com que cada alimento seja mais sustentável. No Brasil, contempla os cultivos de café, citros e hortifrúti. A iniciativa busca elevar os níveis de eficiência socioambiental e econômica da agricultura com o apoio da UPL à implantação de certificações internacionais nas propriedades rurais e treinamento dos profissionais do campo. Na prática, tudo isso se traduz em segurança alimentar, acesso da produção nacional a mercados cada vez mais exigentes e melhoria da qualidade de vida dos produtores e dos consumidores.

Rogério Melo, gerente de agricultura sustentável e propriedade intelectual da UPL Brasil, salienta: ”‘Food Value Chain’ foi desenvolvido com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que dá robustez aos nossos compromissos de ESG, ao mesmo tempo em que eleva a responsabilidade da UPL perante a sociedade.  Com isso, estamos criando soluções inovadoras para o clima e sistemas alimentares resilientes; protegendo o meio ambiente, seus recursos finitos e a saúde humana; e conectando agricultores, indústrias de alimentos, varejo e consumidores”.

O programa conta com ferramentas de apoio importantes, disseminando o uso correto e seguro de defensivos agrícolas e fomentando a integração de produtos tradicionais com biológicos. Também auxilia os agricultores na obtenção de certificados de boas práticas, como Global GAP e Local GAP – a exemplo do que ocorre no Programa Alimento Seguro Uva Para Processamento (PAS Uva), no Rio Grande do Sul. Além disso, tem sido fundamental para a descarbonização do planeta, por meio de soluções sustentáveis, já tendo obtido dados favoráveis no café e na soja: mais do que carbono zero, há exemplos de carbono negativo.

Irajá Lacerda, secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil, presente no evento, parabenizou as 27 empresas organizações premiadas. “[O Selo Mais Integridade] É um dos projetos mais importantes do Mapa e do Brasil. Nós sabemos do exercício de superação que cada empreendedor realizou para vencer esse desafio, e estar hoje recebendo esse prêmio. É um trabalho de equipe, de muita dedicação, organização e comprometimento para alcançar esse resultado”, disse.

O Selo Mais Integridade foi estabelecido com o propósito de incentivar, reconhecer e premiar práticas de integridade no agronegócio, sob a perspectiva da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e do compromisso na mitigação de práticas de fraude, suborno e corrupção. O comitê gestor é formado por instituições públicas – além do MAPA, ApexBrasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Controladoria-Geral da União (CGU) – e representantes da iniciativa privada, como Instituto Ethos, Pacto Global e Alliance for Integrity, entre outros.

Mais informações sobre as iniciativas da UPL no 1º Relatório de Sustentabilidade publicado pela empresa com informações exclusivas sobre sua atuação no Brasil: www.sustentabilidadeupl.com.br.

Deixe o seu comentário