23/01/2023 8h52

Agricultores familiares em Arapiraca zeram uso de herbicidas com apoio da Agreste Saneamento

Pequenos produtores participam do Agreste Rural, projeto que doa mantas que auxiliam na produção de pequenos agricultores

Projeto de agricultura sustentável empolga agricultores que começam a colher hortaliças de qualidade e livre de agrotóxico

 

 

É uma das missões da Agreste Saneamento – operação do grupo Iguá em Alagoas – promover responsabilidade socioambiental junto às comunidades em que atua. Por isso, no dia 11 de janeiro, Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos, técnicos da empresa visitaram produtores atendidos pelo projeto Agreste Rural.

O Agreste Rural destina para pequenos agricultores da região, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, as mantas utilizadas no processo de tratamento da água captada pela empresa. Na produção agrícola, elas protegem o solo, retêm umidade e evitam o uso de agrotóxicos para controle de ervas daninhas.

A supervisora de sustentabilidade da Agreste Saneamento, Rafaela Santoro, comenta que os agricultores têm mantido suas produções de forma orgânica e sem o uso de agrotóxicos a partir do bom uso e aproveitamento das mantas doadas no projeto.

“Esse incentivo gera inúmeros benefícios para toda a cadeia produtiva, dá qualidade de vida para quem planta e para quem consome. Nós, enquanto Agreste Saneamento, ficamos muito felizes em ver projetos dando resultados e contribuindo de fato com melhoria para as pessoas”, enfatiza.

É o caso de José Carlos Palmeira e sua família, que plantam diversas hortaliças de forma inovadora. Ele utiliza a técnica de hidroponia. “Toda semana vendo para supermercados de Arapiraca e de outros municípios da região”, comemora a esposa do agricultor, que recebeu os técnicos da Agreste Saneamento em sua propriedade.

José Carlos recebeu as mantas da Agreste Saneamento e as utiliza principalmente para eliminação do capim alho. Essa técnica evita o uso de agroquímicos e a necessidade de capinar o solo constantemente, diminuindo assim o custo de produção e otimizando o tempo de trabalho.

O técnico de meio ambiente da Agreste Saneamento, Diego Salgueiro, ressalta que técnicas como essa são inovadoras e podem ser replicadas ou mesmo adaptadas para outras realidades. “Inicialmente a utilização da manta foi testada para a produção de hortaliças folhosas, porém, com a difusão da ideia, a iniciativa foi evoluindo e hoje ela é utilizada de diferentes formas e vem auxiliando várias famílias que têm como atividade principal a agricultura. Essa iniciativa protege os corpos hídricos da contaminação por agrotóxicos”.

Sobre a Agreste Saneamento: A Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 – através de uma parceria público-privada (PPP) – com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. Se mantém entre as melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) desde 2018. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. No mesmo ano também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”. Em 2022 recebeu o troféu “Quíron Prata” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS), considerado o “Oscar do Saneamento” no Brasil, pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br

TAGS:

Deixe o seu comentário