06/10/2022 8h36

Animais terminados em confinamento foram avaliados na 6ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022

O Circuito tem o apoio de Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Raça Nelore continua a ganhar cada vez mais espaço no mercado

 

No dia 8 de setembro foi promovida a 6ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, na cidade de Naviraí (MS), na sede do frigorífico Friboi. Participaram das avaliações 494 animais Nelore, sendo 374 machos e 120 fêmeas, todos terminados em confinamento. Ao todo, três pecuaristas inscreveram animais que foram destaques por serem jovens e apresentarem ótima cobertura de gordura na carcaça. A etapa foi realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore (ASCN). O Circuito tem o apoio de Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

“A média de pesos dos machos foi excelente. Tivemos 22,1 arrobas, com todos eles pesando mais de 18 arrobas. Além do peso, os outros índices também foram ótimos: 81% deles apresentaram cobertura de gordura mediana e 80% possuía dentição de leite – ou seja, menos de dois anos de idade”, informa Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Pentacampeã do Circuito Nelore de Qualidade, a Fazenda Segredo, de Bataguassu (MS), venceu o campeonato de machos da etapa, recebendo a Medalha de Ouro. Adilton Boff Cardoso, proprietário do criatório, já levou para casa os troféus das edições de 2012, 2014, 2018, 2019 e 2021. A Medalha de Prata foi entregue para Colpar Participações S/A, detentora da Fazenda Dois Irmãos, de Naviraí (MS), pela segunda colocação.

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

“O grande destaque para as fêmeas foi a cobertura de gordura mediana, apresentada em 93% dos casos. A dentição de leite completa foi identificada em 77,5% das carcaças. A média de peso dos animais foi de 14,1 arrobas, já que 53% delas pesaram mais de 14 arrobas”, finaliza Nabih.

José Joaquim de Souza Filho, da Fazenda Saudade, de Nova Andradina (MS), levou para sua propriedade a Medalha de Ouro do Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.

“Nós acreditamos na Integração Lavoura-Pecuária (ILP) para o nosso sistema de produção na fazenda. Após a colheita da soja, os animais se alimentam do capim. A suplementação das fêmeas participantes foi feita com proteico energético de 0,3 a 0,5% do peso total. Tudo isso porque nós acreditamos em um Nelore melhorador, que apresente cada vez mais um ótimo acabamento, com ganho de peso e rendimento de carcaça superior”, destaca José.

Calendário nacional

As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:

·     05 e 06 de outubro – Friboi – Diamantino (MT)

·     10 de outubro – Barra do Garças (MT)

·     11 de outubro – Friboi – Vilhena (RO)

·     13 de outubro – Friboi – Senador Canedo (GO)

·     14 de outubro – Friboi – Marabá (PA)

·     18 de outubro – Friboi – Naviraí (MS)

·     20 de outubro – Friboi – Redenção (PA)

·     21 de outubro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)

·     25 de outubro – Friboi – Lins (SP)

·     27 de outubro – Frisa – Nanuque (MG)

·     03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)

·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)

·     08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)

·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)

·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)

·     17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)

·     18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)

·     18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)

·     22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)

·     24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

TAGS:

Deixe o seu comentário