05/11/2023 7h55

Circuito Nelore de Qualidade 2023 programa avaliar 1.500 animais em etapa de Andradina (SP)

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB

Gado da raça Nelore continua predominando na pecuária nacional

No dia 6 de novembro, Andradina (SP) será o palco da 24ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023. Neste evento, a Friboi local planeja receber cerca de 1.500 animais. A realização conta com a colaboração da Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), em parceria com a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), e é apoiada por Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“O Circuito em Andradina (SP) representa a dedicação e o comprometimento que os criadores de Nelore têm com a qualidade de seus animais e, consequentemente, com o desenvolvimento da pecuária na região. Além disso, esperamos que o evento seja um espaço de aprendizado e troca de experiências entre criadores, contribuindo para o fortalecimento da pecuária na região Paulista”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB.

A cidade de Andradina, localizada no interior do estado de São Paulo, possui mais de 56 mil cabeças de gado, contribuindo para o rebanho estadual, que ultrapassa os 11 milhões de cabeças.

“Vamos juntos fazer deste evento um marco na história da pecuária Nelore em Andradina, fortalecendo nossos laços, aprendendo uns com os outros e mostrando ao país a qualidade de nossos animais. Esperamos ver todos os neloristas locais reunidos para celebrar o amor pela raça e impulsionar o desenvolvimento”, finaliza Miranda.

Contatos para inscrições 

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Andradina, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Friboi local pelo telefone (18) 99166-4813, para falar com Vanderlei, ou (18) 98157-4343, para falar com Mário.

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

Calendário

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:

  • ·       08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
  • ·       14/11 – Friboi de Redenção (PA)
  • ·       16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
  • ·       17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
  • ·       21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
  • ·       23/11 – Friboi de Marabá (PA)
  • ·       29/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
  • ·       30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS)

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário