11/07/2018 10h21

Suspensão da venda de pescado para as redes Assaí e Walmart em SP impacta piscicultura

A decisão foi tomada pelo Ibama, que proibiu a venda dos produtos após as redes não apresentarem o RGP dos produtos disponíveis para venda

Cadeia da piscicultura sofre impacto negativo com decisão de suspensão de venda para redes de supermercados

 

Duas das principais redes varejistas de supermercados do país, Assaí e Walmart,  não receberão mais peixes sem o RGP (Registro Geral de Pesca).  A decisão foi tomada pelo Ibama, que proibiu a venda dos produtos após as redes não apresentarem o RGP dos produtos disponíveis para venda.

No dia 05/07, o diretor presidente da PEIXE BR, Francisco Medeiros, reuniu-se com o diretor de Aquicultura da Secretaria Especial Aquicultura e Pesca (SEAP), João Crescêncio, e com o diretor de Monitoramento e Controle da entidade, Carlos César, para elaborar medidas emergenciais que garantam a estabilidade de toda a cadeia do peixe de cultivo em decorrência dessa decisão.

“Temos que nos manter unidos e fortalecidos diante de situações emergenciais como esta. A rapidez em encontrar soluções para as empresas e os produtores é fundamental, pois é nosso dever defender quem atua na atividade, oferecendo ferramentas que propiciem o contínuo desenvolvimento da piscicultura”, pontua Francisco.

A PEIXE BR solicitou à SEAP a elaboração de portaria suspendendo a obrigatoriedade do RGP. Enquanto isso, as empresas que precisam encaminhar seus produtos e que tenham pendências na emissão do RGP serão atendidas por uma equipe especialmente criada para esse momento, formada por técnicos do Departamento de Registro e de Aquicultura da SEAP, que analisarão os processos e emitirão imediatamente o RGP definitivo.

De acordo com Francisco Medeiros, o RGP foi criado para garantir a rastreabilidade e gerar dados de produção para o antigo Ministério da Pesca e Aquicultura, mas por  falta de estrutura  da instituição isso nunca chegou a acontecer.  “Hoje é apenas uma peça burocrática que impacta o desenvolvimento da atividade, e não afeta em nada a garantia de segurança e qualidade dos produtos.”, explica.

TAGS:

Deixe o seu comentário