22/08/2014 10h36

Exposição de Produtos da Agricultura Familiar mostra frutas da região do Vale da Pelada e prova que ações de incentivo dão certo na região

Apoio técnico contribui com o desenvolvimento da Fruticultura em Alagoas

Governador Teotonio Vilela Filho e equipe da Secretaria de Agricultura comemoram os resultados obtidos com os produtores rurais

Marina Ferro

Os agricultores do Vale da Pelada, em União dos Palmares, participaram nesta semana da I Exposição de Produtos da Agricultura Familiar do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú. Na oportunidade, houve demonstração das frutas produzidas na região e oficina de beneficiamento da laranja e banana.

A Região do Vale do Mundaú conta com ações de incentivo e apoio do Governo do Estado. Por meio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), os pequenos produtores participam de de diversos programas de apoio à produção de alimentos, animal e não agrícolas, como artesanato e agroindústria.

De acordo com o gerente da Emater de União dos Palmares e região, Lenival Viana, a grande produção local é de frutas. Os cultivos de limão, laranja, banana, goiaba e maracujá crescem com a profissionalização dos pequenos produtores, que recebem assistência técnica da Emater.

“Nós damos assistência técnica e já podemos ver a mudança de vida desses produtores. Nas regiões que cultivam o limão e a laranja, como Santana do Mundaú, o Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, vem dando grande assistência na compra desses produtos, além das feiras livres”, explicou Viana.

Já em União dos Palmares, a produção marcante é da banana, que além das feiras livres e dos programas que incentivam a compra do produto, ainda será comercializada na fábrica de doces. “O importante da fábrica de doces, é que eles poderão utilizar a banana de todo jeito, evitando que se perca”, ressaltou Viana.

Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Vale do Mundaú também recebeu caminhões, o que ajudou no escoamento da produção. “Os veículos são muito importantes para o crescimento da produção e da venda desses produtos. Os produtores estão conscientes e muito felizes com as melhorias e o crescimento da produção”, colocou o gerente.

Um dos agricultores locais, Ludovino Isidório, que vive da produção de bananas em seu sítio, afirma que agora as condições de trabalho melhoraram muito, depois da construção da estrada que liga União dos Palmares ao Vale da Pelada.

“O governo atendeu nossa reivindicação. Antes, perdíamos muitos alimentos por conta do acesso que era ruim. Hoje, temos um bom acesso e caminhões que nos ajudam demais. Com ajuda da Emater, aprendemos a usar a tecnologia, a plantar e adubar, que antes não sabíamos direito. Hoje temos que olha por nós, um governador que fica frente a frente com os produtores rurais”, finalizou.

A I Exposição de Produtos da Agricultura Familiar do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú recebeu a visita do governador Teotonio Vilela Filho. Na oportunidade, Teotonio falou das ações para incentivar e apoiar a agricultura familiar em Alagoas, lembrando o Canal do Sertão e os benefícios que a água trouxe para os produtores do Sertão de Alagoas. Ele também fez referência às adutoras do Agreste, do Alto Sertão e da Bacia Leiteira. “É água chegando para garantir trabalho e consumo”, reforçou. “Acredito que não se faz desenvolvimento em um Estado sem a consolidação do trabalho no campo”, afirmou.

TAGS:

Deixe o seu comentário