27/04/2016 9h48

Fruticultura orgânica avança na Região Norte de Alagoas

Agricultores começam a investir no cultivo de frutas livre de agrotóxico

Agricultores investem na produção de frutas livres de agrotóxico

Vinícius Rocha/Agência Alagoas

Um modo de vida saudável, que faça o homem permanecer feliz no campo, é um dos objetivos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). E, ao que tudo indica, o trabalho realizado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) vem tendo seus frutos colhidos na Região Norte de Alagoas.

Na terça-feira (25), técnicos do Instituto visitaram a Unidade Demonstrativa de Citrus, localizada na propriedade do agricultor Antônio Rosendo, o ‘Toinho Miúdo’, como é conhecido em São Luís do Quitunde.

Implantada pela Emater em 2012, através da Emater, em parceria com o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), hoje saem da unidade para serem comercializadas nas feiras de São Luís e Matriz do Camaragibe cerca 600 laranjas dos tipos, pera, limão e pokan, produzidas de forma totalmente orgânica – sem o uso de agrotóxicos, por seu Toinho e sua família.

Potencial produtivo

Com o declínio da cultura da cana de açúcar no Litoral Norte de Alagoas, a Emater busca, através da implantação de Unidades Produtivas, encontrar alternativas viáveis para o desenvolvimento da agricultura familiar na região, segundo o gerente do Instituto, Moisés Leandro.

De acordo com ele, é possível que a fruticultura se consolide como uma opção para minimizar o desemprego e ainda aproveitar terras ociosas, gerando, assim, renda e qualidade de vida em São Luís do Quitunde e nas cidades próximas.

“Após todas as etapas, acompanhamentos e tratos culturais, hoje nós vemos um resultado positivo, mas é preciso, por exemplo, que a família se engaje e que ela entenda que também faz parte do sistema de produção, assim como o solo e a água, portanto não é só plantar. Há uma tendência de mercado garantida para o segmento agroecológico e nós apresentamos alternativas, mas é preciso ter adaptabilidade das famílias e outras atividades, além do citrus, para um desenvolvimento ainda maior”, explicou o gerente.

Mudança de vida

Ao ser escolhido, seu Toinho aceitou o desafio de inovar e mudar sua plantação que antes era exclusivamente de bananas. Com ele, a mulher e os dois filhos recebendo capacitação e palestras sobre agroecologia, foi iniciada na unidade e o cultivo de laranjas.

Segundo Cinês Honarato, assistente social e técnica da Emater que acompanha e orienta o trabalho de seu Toinho, desde o início da implantação da unidade, os resultados são motivo de orgulho.

“Hoje seu Toinho vende cerca de 500 laranjas por final de semana de feira e tem o produto tão procurado que não precisa nem tirar do saco, as pessoas já pedem logo. Ele também se conscientizou com relação ao prejuízo que é vender o produto por atravessadores e se orgulha em dizer que não tem veneno e que ele vende na feira”, afirma Cinês.

Outro fator positivo dessa produção, de acordo com a técnica, é o cumprimento do papel da Emater, enquanto entidade que presta esse serviço dentro do Estado. “Fico feliz, pois é a realização de um trabalho você observar que um agricultor mudou sua forma de pensar e hoje defende uma vida saudável no campo, junto com sua família”, sustentou.

Além das laranjas, a Unidade Demonstrativa tem, em fase inicial, o cultivo de 10 mil pés de abacaxis orgânicos.

 

 

TAGS:

Deixe o seu comentário