13/01/2014 8h11

Asplana se reúne com fornecedores para buscar solução da crise sucroenergética

Reunião acontece nesta segunda-feira, no bairro do Jaraguá

Presidente da Asplana, Lourenço Lopes, falará sobre a situação do setor para os produtores rurais

O presidente da Associaçãodos Produtores de Cana de Alagoas (Asplana), Lourenço Lopes, se reúnena manhã desta segunda-feira (13), a partir das 10 horas, com fornecedores e representantes de produtores alagoanos, com o objetivo de unir ideias que contribuam para solucionar a crise do setor sucroenergético. A reunião acontece na sede do órgão, no bairro de Jaraguá.

As sugestões e discussões que serão abordadas sobre a saída para a crise servirão de base para uma nova reunião, que acontece ainda esta semana, com a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida). “Iremos ouvir dos fornecedores que propostas eles têm para a salvação do setor. O que nós queremos é que essa crise desapareça, e não podemos tolerar essa dificuldade de preço baixo e custo alto”, disse Lourenço Lopes.

O setor sucroenergético em Alagoas enfrenta a pior crise da história, causada por fatores como a competitividade de preços no mercado, o alto custo de produção e a queda da produção agrícola motivada pela seca que afetou a última safra. Para os fornecedores de cana, o problema é grave, mas vem sendo minimizado através do programa de subvenção do governo federal.

Os fornecedores de cana em Alagoas irão receber cerca de R$ 70 milhões do governo federal para suprir os prejuízos da safra passada. De acordo com o presidente da Asplana, mais R$ 40 milhões devem ser liberados ainda este mês para os produtores. “Fomos à Brasília em busca de mais recursos, e conseguimos garantir mais tranquilidade para os fornecedores”, explicou.

TAGS:

Deixe o seu comentário