28/12/2013 9h45

Apicultor sertanejo recebe Selo de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura

Selo fará com que a região do sertão se torne mais competitiva

Apicultura tem proporcionado bons rendimentos ao pequenos produtores

Rafael Maynart

O apicultor do município de Pão de Açúcar, Cícero Alves, mais conhecido como Mangueirinha, recebeu neste mês de dezembro o Selo de Inspeção Federal (SIF), certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que autoriza a comercialização de produtos para todo o território nacional. Cícero é um dos apicultores que estão inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura do Sertão, coordenado pelo Governo de Alagoas e o Sebrae.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a certificação recebida pelo apicultor comprova o sucesso do trabalho realizado pelo Governo em relação à inclusão produtiva e ao desenvolvimento territorial. “Nos últimos anos, o estado tem se destacado em vários segmentos. Contamos com uma política bem direcionada para a atração de grandes investimentos, mas damos também uma atenção especial ao produtor rural, a certificação recebida é uma grande prova disso”, comenta.

De acordo com a gestora do APL Apicultura do Sertão, Aline Melo, o produtor é o primeiro do Sertão alagoano a receber o selo. “Apenas os apicultores do litoral possuíam esta certificação. O selo fará com que a região se torne mais competitiva”, conta.

Estiagem e metas para 2014 - O produtor Cícero Alves chegou a ser um dos maiores fornecedores de mel de Alagoas, com a produção de 12 mil quilos por mês. Por conta da estiagem que atingiu a milhares de produtores do Sertão alagoano no final de 2012, sua produção caiu para três mil quilos mensais. “Este ano a seca tem sido amena e agora com esta qualificação do Ministério, minha meta é dobrar a produção até o segundo semestre de 2014”, conta Cícero.

TAGS:

Deixe o seu comentário