11/11/2013 8h31

Apicultores de Penedo e Piaçabuçu recebem kits produtivos

Ação foi coordenada pela Codevasf em parceria com a Seplande

Kits distribuídos pela Codevasf ajudam a impulsionar a produção de mel

Rafael Maynart

 

Aproximadamente 100 apicultores dos municípios de Piaçabuçu e Penedo foram beneficiados nesta quinta-feira (07) com a entrega de kits produtivos da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco (Codevasf). A ação faz parte do faz parte do Brasil sem Miséria, do Governo Federal, em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura no Litoral e Lagoas.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, explica que os kits contêm equipamentos básicos para o desenvolvimento da atividade.

Entre eles os produtores poderão contar com duas melgueiras, estrutura onde se encontram os quadros com mel; dois Equipamentos de Proteção Individual (EPI); um fumigador, equipamento utilizado no apiário para fazer fumaça, que serve para quebrar o sistema de comunicação e ataque das abelhas e facilitar o manejo; um formão, utilizado para abrir a melgueira; e uma carretilha, para incrustar a cera.

De acordo com a gestora do APL Apicultura no Litoral e Lagoas, Patrícia Fontes, os produtores passarão a ter o acompanhamento das atividades desenvolvidas por eles. “Esta ação visa alcançar melhores resultados e proporcionar o incremento de trabalho e renda, além de promover a estruturação da cadeia produtiva da região”, salienta.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas Luiz Alberto Moreira, as capacitações permitem que as famílias beneficiadas iniciem a atividade com segurança. “Os participantes das capacitações em apicultura estão bastante ansiosos para receber os kits produtivos, mas é necessário que eles superem essa etapa de formação e iniciação para que entrem na atividade com conhecimentos técnicos, que se aliarão ao entusiasmo”, afirma.

Nesta sexta-feira (08) a entrega dos kits será realizada no município de Santana do Ipanema, para os produtores que fazem parte do APL Apicultura no Sertão.

Os APLs de Apicultura fazem parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o SEBRAE. Hoje, o programa atua em 81 municípios alagoanos.

TAGS:

Deixe o seu comentário