24/09/2013 9h07

Proleite trará palestra sobre Sistemas de Produção de Leite em Pastagens Irrigadas

A palestra trará para o evento uma abordagem geral sobre os diferentes sistemas de produção e os diversos fatores que interferem nos resultados

Pastagem irrigada traz bons resultados à pecuária de leite

A partir do dia 25 de outubro, terá início um dos maiores eventos de negócios agropecuários do Nordeste, a Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro). E durante o período da exposição, os seminários do Proleite trarão uma série de debates que são considerados um dos espaços mais importantes de discussão sobre tecnologia, manejo e políticas públicas, voltado para o setor produtivo do leite em Alagoas. No dia 30 de outubro, as discussões se voltarão para os sistemas de produção de leite em pastagens irrigadas.

A palestra trará para o evento uma abordagem geral sobre os diferentes sistemas de produção e os diversos fatores que interferem nos resultados. O engenheiro agrônomo André Novo explicou que existe uma série de questões que pode tornar a propriedade mais eficiente e lucrativa. “O produtor precisa considerar muitos pontos, como a sanidade e o manejo dos animais, e também o melhoramento genético. Iremos levantar discussões sobre esses temas, e pretendemos transferir bastante conhecimento para todos os participantes”, afirmou André.

O engenheiro ressaltou ainda que, em pastagens irrigadas, não é só a água que trará todas as soluções para os produtores. “É importante saber que as tecnologias precisam ser usadas de forma eficiente e equilibrada. Nesse encontro do Proleite mostraremos também algumas condições para que os produtores possam, não só irrigar, mas também ganhar dinheiro com isso. Acredito que o debate será interessante e construtivo”, explicou.

Outro ponto que será abordado durante a palestra é o Projeto Balde Cheio, do qual André é um dos coordenadores. “Vamos falar sobre cases de sucesso do projeto, que já está presente em 23 Estados e em 2013 completa 15 anos. O Balde Cheio fornece um treinamento de quatro anos sobre produção intensiva de leite, e durante todo esse período é realizado um acompanhamento para analisar como andam as capacitações, que transformam as propriedades dos alunos em salas de aula”, ressaltou André.

Para a Expoagro, o engenheiro afirma que possui grandes expectativas. “Esse é um evento muito importante e queremos conseguir chamar a atenção dos produtores para os assuntos debatidos em nossa palestra, e também para a importância de se realizar projetos em longo prazo. Esperamos que, dentro de alguns anos, nós possamos voltar ao evento para ver resultados locais, de produtores que cresceram aplicando os conceitos que serão apresentados”, concluiu.

TAGS:

Deixe o seu comentário