23/09/2013 9h57

Leilão Reprodutores Provados ofertará animais derivados de fertilização in vitro

63ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos derivados de Alagoas (Expoagro), que será realizada entre os dias 25 de outubro e 03 de novembro

Nelores alagoanos apresentam alta genética

 Na 63ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos derivados de Alagoas (Expoagro), que será realizada entre os dias 25 de outubro e 03 de novembro, uma série de leilões prometem movimentar os negócios locais. Um deles é o Leilão Reprodutores Provados, promovido pela Fazenda Varrela. O leilão ofertará cerca de cem touros nelore que possuem uma genética diferenciada, garantindo que os animais são reprodutores melhorados e que seus filhotes também serão acima da média.

O promotor do leilão, Marcelo Cordeiro, explicou que a Fazenda Varrela utiliza biotecnologia para melhoramento do rebanho e que os animais são reproduzidos através de inseminação artificial ou de fertilização in vitro (FIV). “Dos mais de cem animais que vão para o leilão da Expoagro, praticamente a metade são produtos de FIV. A FIV é uma tecnologia bem mais cara que a inseminação e, por isso, investimos essa técnica nas nossas melhores doadoras, para produzir animais de excelência”, afirmou Marcelo.

“Além da maioria dos animais terem sido reproduzidos através de FIV, todos os touros da Varrela que irão a leilão possuem um estudo genético ainda mais aprofundado, obtido a partir de medidas fenotípicas (como peso, ganho em peso, precocidade, etc.) e dados de genealogia dos animais (pedigree), a DEP Genômica (Diferença Esperada na Progénie). Como esse estudo garante que os próximos da linhagem também serão melhorados, dará a segurança ao comprador de que o investimento terá retorno”, ressaltou o promotor.

O Leilão Reprodutores Provados será virtual e por volta de dez dias antes da Expoagro, os animais já estarão expostos no site da leiloeira para análise dos compradores. “Hoje, são animais com genética diferenciada que o mercado busca. Esse leilão será de grandes ofertas”, concluiu Marcelo.

TAGS:

Deixe o seu comentário