07/05/2013 8h59

CPLA se reúne com Governo do Estado e reivindica reajuste temporário de R$ 0,30 no preço do leite

Produtores buscam sensibilizar o Governo do Estado no aumento do valor do leite para amenizar os custos com os efeitos da estiagem

Produção de leite no campo cai em decorrência da estiagem
A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) se reuniu com o Governo estadual, em busca de uma equalização sobre o preço do leite. A entidade, que apoia a cadeia produtiva leiteira no estado, além de ser a intermediadora do Programa do Leite, criado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, propõe que haja alguns reajustes no valor atual.

Com o preço em média de um real por litro de leite, o objetivo da CPLA é lutar por um aumento de 30 centavos aplicado a esse valor, visto que, devido à problemática da estiagem e a redução na produtividade — totalizando um decréscimo de quase 50% — os custos na produção vêm aumentando consideravelmente.

“Seria interessante que esse preço fique pelo menos até setembro. Até lá fica mais fácil equalizar os custos”, define o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

A necessidade de um aumento temporário tem um motivo. É em setembro que o Governo federal, por meio do comitê responsável pelo preço do leite, composto por cinco ministérios e fiscalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), se reunirá para definir os reajustes.

Durante a reunião, também foram levados alguns pontos discutidos na reunião dos produtores de leite com parlamentares e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), ocorrida no dia 26 de abril, como o apoio das políticas públicas para fortalecer o setor.

TAGS:

Deixe o seu comentário