Reunidos nesta quinta-feira (19) o setor produtivo rural alagoano esteve com o senador Renan Calheiros para discutir a continuidade do programa do leite no estado. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, participou do encontro.
De acordo com Almeida, as cooperativas estão reunidas para buscar alternativas para manter o programa vivo. “Esse programa tem uma importância social e econômica muito grande, que mantém milhares de famílias. Estivemos reunidos com o senador Renan Calheiros, que sempre nos ajudou com as preocupações do setor, para apresentar as dificuldades e buscar conselhos. Temos na programação, agora, que nos reunir com o governador”, afirma o presidente da Faeal.
O senador Renan Calheiros apoio a ideia de conversar com Renan Filho e explicou que o governo federal já vem acabando com o programa do leite em outros estados. “Em 2002, trouxemos o modelo do programa do Rio Grande do Norte para Alagoas. Aqui ele foi melhorado. O governo federal vem contingenciando recursos e aqui no estado é onde ainda se opera o programa do leite”, ressalta o senador.
Para o presidente da Faeal, o momento político nacional é de incertezas. “Essa dificuldade de recursos através do governo federal é de conhecimento de todos. Essa incerteza no amanhã e insatisfação existe. Por enquanto, estamos tentando que o governador consiga manter o programa até janeiro, para a entrada do próximo governo no país”, atenta Álvaro Almeida.