15/06/2012 11h04

Diretoria da CPLA entrega carta à presidente da Conab em Brasília

CPLA cobra a necessidade de atualizar os preços do leite pausterizado em Alagoas incluindo-os nas pesquisas de preços realizadas em todo o Estado

Diretoria da CPLA, Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros, acompanhado do deputado federal Joaquim Beltrão, em conversa com o presidente da Conab, cobram mais ações em prol dos produtores de leite

Representando agricultores familiares e laticínios alagoanos, a diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), participou na manhã de hoje de uma reunião com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Santos, em Brasília. O objetivo do encontro foi debater a importância, para o estado de Alagoas, da inclusão do leite pasteurizado nos programas Doação Simultânea e Formação de Estoque, executado pela instituição em todo país.

Os diretores Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros entregaram ao presidente da Conab uma carta onde foram expostos dados e as justificavas para que a demanda fosse avaliada. No documento, a CPLA reforça ainda a necessidade de atualizar os preços do leite pasteurizado em Alagoas, incluindo-os nas pesquisas de preços realizadas pela Conab em todo estado.

De acordo com Aldemar Monteiro, diretor presidente da cooperativa, Rubens Santos, recebeu também a pesquisa mais recente sobre a Cadeia Produtiva do Leite de Alagoas, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), que aponta as necessidades do setor e a força da agricultura familiar no estado.

“A produção de leite em Alagoas é a segunda atividade do agronegócio, gerando ocupação e renda para cerca de 12.000 produtores rurais, sendo 95% deles da agricultura familiar. Nossa preocupação é manter um ritmo crescente de produção, gerando dignidade para milhares de famílias. O principal objetivo da Conab é proteger os produtores rurais e as cooperativas oriundas do setor e nós estamos buscando força”, declarou Monteiro.

Mesmo pleiteando a inclusão do leite pasteurizado na pesquisa de preços da Conab, Aldemar Monteiro ressaltou que o último levantamento da instituição em Alagoas apontou o alimento avaliado em R$ 0,81 por litro, número o qual ele afirmar não está de acordo com a realidade. “Na pesquisa elaborada pelo Sebrae/AL ficou comprovado, avaliando custos e investimentos, que a remuneração mais condizente com a realidade gira em torno de R$ 0,95 o litro do leite. Temos que levar todas as questões em consideração”, enfatizou o diretor-presidente.

O encontro, que contou ainda com a presença do deputado federal por Alagoas, Joaquim Beltrão, foi avaliado como bastante proveitoso. Rubens Santos deve agendar uma visita a Alagoas nos próximos meses.

Programas

O programa Doação Simultânea, é uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que atua beneficiando cooperativas e associações da agricultura familiar, adquirindo produtos oriundos do campo, com dispensa de licitação, e repassando de imediato a pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas por programas sociais da mesma localidade.

Já o Programa de Formação de Estoque é uma saída para queda nos preços de mercado. Através desse programa, as organizações da agricultura familiar adquirem a produção dos agricultores listados, beneficia o alimento, e o mantém em estoque próprio até sua entrega ou comercialização. Um dos objetivos do programa é torná-lo instrumento de apoio à comercialização, sustentação de preços e agregação de valor ao produto.

Deixe o seu comentário