21/06/2013 10h42

Confiança do consumidor maceioense no mês das festas juninas é positiva

Com 152 pontos, o ICC permaneceu praticamente o mesmo em relação ao mês anterior

Festa junina ajuda a aquecer o mercado regional
 

A pesquisa sobre o Índice de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Maceió desenvolvida pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (IFEPD), em parceria com o Banco do Nordeste, mostra que o nível das expectativas econômicas do consumidor da capital alagoana continua estável em 152 pontos.

O ICC varia de 0 a 200 pontos e é composto pelo Índice de Situação Presente do Consumidor (ISP), o qual avalia o momento para aquisição de bens duráveis e a situação financeira da família do consumidor no período máximo trinta dias, e pelo Índice de Expectativas Futuras do Consumidor (IEF), que mede as expectativas do consumidor, nos próximos 12 meses, sobre ao situação financeira do consumidor e o futuro econômico do País. Quando sua medição aponta resultado acima de 100, a expectativa é considerada positiva.

Os dados da pesquisa revelam que o ISP apresentou recuo, alcançando 147,7 pontos, contra 148,8 em maio. Por sua vez, o desempenho do IEF foi o mesmo do mês passado, ficando estável em 155,6 pontos.

Na avaliação do Instituto Fecomércio/AL, esses resultados refletem a tranquilidade do consumidor diante do movimento de queda no nível dos preços, principalmente dos alimentos em razão da estabilização da oferta de alguns deles, como o tomate e batata.

 

Bens duráveis

Em relação à intenção de compras de bens duráveis para julho, a pesquisa indica que 86,7% dos consumidores provavelmente irão realizar despesas.

Quanto ao valor das intenções de compra em junho, 73,4% dos entrevistados estão dispostos a gastar por volta de R$ 250,00; 3,7% até R$ 500,00; 5,5% gastarão no máximo R$ 1.000,00 e 17,3% ultrapassarão o valor de R$1.000,00 em suas compras.

Os produtos que os consumidores estão mais interessados em adquirir neste mês são: vestuários (21,5%); celulares (20,3%); calçados (13,5%); computadores (12,6%) e imóveis (12,1). Para ver a pesquisa completa, acesse: http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/.

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