09/05/2013 10h36

Prêmio Octávio Brandão inscreve 108 reportagens

Julgamento começa esta semana e abrange sessenta jornalistas

Reinaldo Falcão, (ABES), Milton Pradines, (Braskem), e Valdice Gomes (Sindjornal) no lançamento do Prêmio Braskem

Cerca de 60 jornalistas concorrem este ano ao Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, com reportagens nas áreas de televisão, jornal e Internet. Concluídas as inscrições, foram registrados 108 trabalhos, sendo 14 produzidos por estudantes de jornalismo, que também disputam o concurso na categoria acadêmica. O julgamento começa esta semana.

Promovido em parceria pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-AL), o Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, o Prêmio está completando dez anos. Nessa edição histórica, algumas novidades foram introduzidas, a exemplo da inscrição dos trabalhos via Internet. A comissão julgadora, composta por renomados profissionais de Alagoas e de outros estados, também fará a análise das matérias on-line.

“Outras surpresas estão sendo preparadas para a festa de premiação, que acontecerá no dia 8 de junho, na casa de eventos Armazém Uzina”, destaca o gerente de relações institucionais da Braskem, Milton Pradines. Segundo ele, este ano houve um processo de concorrência para contratar a empresa que fará a solenidade, tornando o evento ainda mais transparente e planejado. A RP Eventos foi a vencedora do certame, por ter apresentado a melhor proposta e o melhor conceito.

A décima edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental também será um evento neutro. A exemplo do ano passado, será compensada toda emissão de gás carbônico (CO2) resultante da produção e da organização, desde o deslocamento dos jurados até a utilização de materiais. Uma empresa especializada cuidará do processo.

As inscrições para o Prêmio Octávio Brandão 2013 foram encerradas no dia 27 de março. A categoria com mais reportagens inscritas foi Telejornalismo, que somou 31 trabalhos. Em seguida vieram Webjornalismo (18), Reportagem Cinematográfica (17), Jornalismo Impresso-Texto (15) e Jornalismo Impresso-Imagem (13). Já na área acadêmica, a categoria Estudante totalizou 14 trabalhos.

Serão agraciados com troféu e dinheiro o 1º, 2º e 3º colocados em cada categoria, com exceção da estudantil, a quem será entregue apenas uma premiação. Os vencedores das seis categorias vão dividir R$ 37 mil.

Os organizadores do Prêmio estimam que mais de 500 jornalistas, estudantes, ambientalistas, autoridades e empresários da comunicação, entre outros convidados, participarão da festa de premiação, marcada para 08/06, no Armazém Uzina.

Deixe o seu comentário