22/03/2012 10h24

Café para imprensa do Prêmio Octávio Brandão na Braskem

Lançamento da edição 2012 será terça-feira, durante café da manhã para a imprensa

Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo

 

Assessoria

Jornalistas de diversos veículos de comunicação estarão reunidos na próxima terça-feira (27/03), a partir das 8 horas, no cinturão verde da Braskem, para conhecer os detalhes da 9ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. O lançamento da edição 2012 será durante um café da manhã para a imprensa, do qual participarão também ambientalistas, autoridades e dirigentes de órgãos de comunicação.
Criado em 2003 com a missão de estimular e ampliar a cobertura jornalística na área do meio ambiente, o Prêmio Octávio Brandão logo assumiu um papel de destaque nos meios profissional e empresarial da comunicação, ganhando repercussão em âmbito estadual, nacional e internacional. Durante quase uma década, não só alavancou o jornalismo ambiental em Alagoas, como contribuiu, em parceria com a imprensa, para despertar a consciência ecológica na sociedade.
Um pouco dessa história será contada durante o lançamento da edição 2012, com explanações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal) e da Braskem. Parceiros nesse projeto vitorioso, as três instituições já premiaram mais de 40 jornalistas nos últimos oito anos (alguns mais de uma vez), reconhecendo não só o talento dos profissionais, mas o papel social do jornalismo que eles desempenham.
O concurso, que começou em 2003 com três premiações (em três categorias), está sendo realizado hoje com 16 premiações (em seis categorias), distribuindo com os vencedores R$ 37 mil e troféus. No início de tudo eram menos de dez concorrentes e quinze trabalhos inscritos, números que passaram em 2011 para mais de 70 jornalistas e 90 reportagens inscritas.
Com o lançamento da edição 2012 na próxima terça-feira, estarão abertas também as inscrições dos novos trabalhos. Os jornalistas interessados em participar têm até o dia 28 de abril para produzir e veicular suas matérias, além de apresentá-las na sede do Sindicato dos Jornalistas. Durante o lançamento os organizadores distribuirão cartaz e folder com os presentes, onde constarão o regulamento e a ficha de inscrição. As categorias para concorrer são: Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo, Webjornalismo, Reportagem Cinematográfica e Estudante.
A solenidade de entrega do Prêmio será no dia 16 de junho, na casa de festas Armazen Uzina (bairro de Jaraguá). A exemplo do Prêmio Braskem de Jornalismo, que em 2011 tornou-se evento neutro na emissão de carbono, o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental também irá compensar os gases de efeito estufa e outros impactos gerados na sua realização. O projeto de neutralização está sendo elaborado pela empresa Eccaplan.

Deixe o seu comentário