28/11/2012 9h58

Comerciantes do Mercado da Produção participam do Mesa Brasil e ajudam famílias carentes

Mais de 100 kg de alimentos são doados semanalmente pelos comerciantes

Comerciantes participam da doação de alimentos do Mesa Brasil
Os comerciantes do Mercado da Produção são grandes parceiros do Programa Mesa Brasil, que doa frutas e verduras para famílias carentes da capital. O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e o Sesc.
Segundo o secretário Arnóbio Cavalcanti, qualquer fruta ou legume que apresente um machucado que a deixe pouco apresentável para a venda, mas que em nada impeça seu consumo, já é separada para ser coletada pelas equipes do Mesa Brasil. Alguns comerciantes chegam a doar mais de 100kg de alimentos por semana.
“Os alimentos doados, apesar de perfeitos para consumo, estão sem as condições ideais de comercialização. O mais importante é constatar a satisfação dos permissionários em poder ajudar famílias que estão passando alguma necessidade. A grande maioria faz questão de participar”, disse Arnóbio.
Periodicamente, equipes do Mesa Brasil vão ao Mercado da Produção para a coleta dos alimentos. Os feirantes que estão cadastrados no programa são identificados por placas em seus locais de venda.
O Mesa Brasil é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, idealizado pelo Sesc, que redistribui alimentos excedentes apropriados para consumo fora dos padrões de comercialização. O programa é uma ação permanente, que integra a institução, empresas, entidades e voluntários com o objetivo de reduzir carências alimentares e o desperdício de alimentos.
TAGS:

Deixe o seu comentário