20/07/2012 11h37

Embrapa lança sua primeira cultivar de Brachiaria humidicola

Trabalho é parceria da Embrapa com Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras

Brachiara humidicola

Criadores de todo o país têm, agora, mais uma opção de capim para pastagem. A BRS Tupi é a primeira cultivar de Brachiaria humidicola indicada para uso no Brasil pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os trabalhos de avaliação e seleção da cultivar duraram 18 anos e foram coordenados pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), tendo a participação de outras Unidades da Embrapa e instituições de pesquisa.

A BRS Tupi, que surge como mais uma opção para áreas úmidas de baixa a média fertilidade, destaca-se das outras cultivares disponíveis no mercado por sua produtividade, vigor, rapidez de estabelecimento e boa distribuição da produção ao longo do ano. Além disso, ela produz mais folhas para o pastejo do gado e suas plantas têm mais folhas do que talos durante o período seco do ano. Em virtude dessa maior produção de folhas, as pesquisas indicaram que a BRS Tupi permite maiores taxas de lotação e consequentemente ganhos de peso por área de 53 Kg/ha contra 20 Kg/ha da humidicola comum. Essa maior produtividade foi observada também no ganho por cabeça durante a seca.

A BRS Tupi é mais uma cultivar resultante da parceria da Embrapa com a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto). E, e em virtude dessa parceria, apenas as empresas e produtores associados à Unipasto estão licenciados pela Embrapa para produção e venda das sementes da cultivar. A Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF) é a Unidade Descentralizada da Embrapa que produz as sementes básicas e licencia a produção das sementes para a comercialização. Juntamente com a Unipasto, essa Unidade da Embrapa vem atuando fortemente para garantir a disponibilidade de sementes de alta qualidade física e genética no mercado.

Para Ronaldo Pereira de Andrade, Gerente Geral Interino da Unidade, a BRS Tupi chegou como uma excelente opção para a diversificação de pastagens em solos parcialmente alagados dos biomas Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, já que no país atualmente existem poucas cultivares para esse tipo de solo. Ele explica que os testes para avaliação e seleção da nova cultivar se concentraram na Embrapa Gado de Corte, que gerou informações sobre adaptação e produtividade da BRS Tupi na Região dos Cerrados. Além disso, a adaptação dessa nova cultivar na região Amazônica foi avaliada pela Embrapa Acre, enquanto que a Ceplac avaliou sua adaptação nas condições de Mata Atlântica.

A cultivar já está sendo tão bem aceita pelos pecuaristas, que todas as 40 toneladas de sementes produzidas este ano já foram comercializadas. Para a produção dessas sementes já estão implantados cerca de mil hectares de campo pelos associados da Unipasto. Para o ano que vem, conforme Marcos Roveri, Gerente Executivo da Unipasto, além desses, mais campos de produção de sementes deverão ser implantados ainda este ano para garantir aos interessados ampla disponibilidade de sementes no próximo ano.

 

As humidicolas no Brasil

A Brachiaria humidicola é uma espécie importante dentro do portfólio de espécies disponíveis para a formação de pastagens no nosso país. No entanto, as cultivares atualmente utilizadas foram selecionadas para as condições de outros países e introduzidas no Brasil. A cultivar de Brachiaria humicola mais plantada no país, popularmente conhecida como comum, foi provavelmente introduzida da Austrália, na década de 70. A cultivar Lhanero foi lançada em 1987, na Colômbia, e posteriormente introduzida no Brasil por empresas de sementes. Assim, os pecuaristas brasileiros careciam de uma cultivar de B. humidicola selecionada para as condições de nosso país a partir de uma ampla variabilidade genética, o que foi atendido com o lançamento da BRS Tupi.

As sementes da BRS Tupi podem ser adquiridas em uma das empresas ou produtores de sementes de forrageiras associados à Unipasto. Informações técnicas sobre a nova cultivar poderão ser encontradas na página da Embrapa Gado de Corte. Na Página de Negócios de Cultivares da Embrapa (www.embrapa.br/cultivares) ou na página da Unipasto poderão ser encontradas informações sobre disponibilidade de sementes para venda além de informações técnicas. Outra opção é entrar em contato com um dos Escritórios da Embrapa Produtos e Mercado distribuídos pelo Brasil.

 

Deixe o seu comentário