29/08/2014 10h33

CPLA instala tanque de armazenamento de leite em Associação de Maragogi

Tanque de dois mil litros irá atender cerca de 180 famílias de assentados que estão na relação de beneficiários do INCRA

Tanque de beneficiamento de leite chega às comunidades rurais

Desenvolver ações que fortaleçam o cooperativismo e o associativismo, estimulando a produção leiteira de qualidade é um dos compromissos da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). Sendo assim, a Cooperativa instalou nesta quinta-feira, 28, um tanque de armazenamento de leite no Assentamento Massangano, em Maragogi.

A instalação do tanque de dois mil litros beneficiará cerca de 180 famílias de assentados que se encontram na Relação de Beneficiários (RB) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Alagoas. A ação atende ao Grupo de Famílias de Cooperação Agrícola que além do Assentamento Massangano, é formada por mais sete assentamentos. São eles: Junco, Itabaiana, Água Fria, Nova Jerusalém, Mangebura, Buenos Aires e Costa Dourada.

Todo o leite produzido pelos assentamentos será coletado pelo Laticínio Saúde, que fica no município de São Luiz do Quitunde. Segundo Glauco Yves, do departamento técnico da CPLA, que acompanhou a instalação do tanque, a previsão para que o equipamento esteja funcionando é de 15 dias.

Para o presidente do Assentamento Massangano, Manoel Camelo, o tanque de leite chegou num momento de grande importância, pois atualmente não há nenhum tanque de coleta e aramzenamento de leite na região, o que dificulta a produção de queijo e comercialização e o consequente lucro dos produtores familiares.

“Muitos produtores de leite enviaram suas vacas para o sertão do estado por estarem tendo prejuízos com a ausência de um tanque de armazenamento aqui na região. Agora, com a chegada do tanque e a parceria do Laticínio saúde, que fará a coleta do leite, esperamos que nossa produção aumente e que as famílias tenham crescimento em sua produção”, comemorou Manoel Camelo.

A estimativa do Grupo é que com a chegada do tanque a produção de leite aumente em 100 por cento na região. Atualmente são produzidos cerca de 400 litros de leite por dia e essa produção passará a ser de 800 litros/dia.

Programa do Leite

Com a novidade, os agricultores familiares produtores de leite beneficiados com a instalação do tanque irão participar do Programa Social do Leite. Através de todo o apoio dado pela CPLA poderão aumentar sua renda a partir da venda do leite produzido.

Com a inserção no Programa Social do Leite, a Associação Grupo de Famílias de Cooperação Agrícola receberá diretamente o valor referente à compra do produto pela CPLA. A associação já possui conta corrente, o que facilitará o repasse de forma rápida.

O valor que antes era repassado pela CPLA para os Laticínios e dos Laticínios para as Associações, passou a ter uma nova forma de repasse, menos burocrática. Durante a reunião de planejamento estratégico, realizada no último dia 18 de agosto, na sede da Cooperativa, ficou definido que o repasse do dinheiro do leite pela CPLA passou a ser diretamente para as associações. Com a medida, os produtores recebem o dinheiro de forma mais rápida e menos burocrática.

Deixe o seu comentário