26/11/2012 13h35

PSQT: Sesi premia melhores práticas empresariais

28 empresas foram inscritas, sendo 25 selecionadas para receber o prêmio estadual

Empresários e colaboradores participam da entrega do Prêmio Qualidade do Trabalho na Casa da Indústria
Um estímulo à gestão socialmente responsável e à adoção de práticas sustentáveis pelas empresas, com iniciativas que trazem ganhos para colaboradores ou à comunidade, e para os próprios empresários. O Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) premiou, na manhã desta segunda-feira (26), os melhores da etapa estadual do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT), no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa.
O evento reuniu empresários, colaboradores das empresas e do Sistema Fiea, além de representantes de entidades representativas do setor produtivo. Nesta 15ª edição, foram inscritas 28 práticas e 25 foram selecionadas para receber o prêmio estadual.
“O PSQT considera as empresas que têm na responsabilidade social seu escopo e procura evidenciar as melhores práticas empresariais relacionadas às áreas de avaliação do modelo Sesi de sustentabilidade no trabalho, que são – cultura organizacional, gestão de pessoas, educação e desenvolvimento, ambiente de trabalho seguro e saudável, inovação e desenvolvimento socioambiental”, explicou o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José da Silva Nogueira Filho, que representou o presidente José Carlos Lyra de Andrade na ocasião.
Empresas de todos os portes participam do PSQT. Na categoria grande empresa, a Usina Coruripe foi a grande vencedora na área temática desenvolvimento socioambiental, com o projeto “Gerenciamento de Impactos Ambientais”. O coordenador de Recursos Humanos da unidade sucroalcooleira, Adalberto de Oliveira Santos, disse que o projeto visa a equilibrar os impactos desde o plantio da cana, passando produção agrícola e industrial e o cuidado com o meio ambiente.
“É um trabalho que se destaca pela constância e pela diversidade. A usina trabalha tanto no viés ambiental, quanto no social, promovendo geração de renda nas comunidades ao redor das nossas reservas”, disse Adalberto.
Na categoria micro e pequenas empresas, a Almeida Construções inscreveu dois projetos na edição 2012 do prêmio, conquistando o 2° lugar. Na área Desenvolvimento Socioambiental, ela concorreu com a prática “Estímulos a Atitudes Responsáveis” que inclui, segundo a sócia-gerente da empresa Inês Falcão Wanderley, o projeto Reciclart, onde a reciclagem beneficia tanto os colaboradores, quanto a comunidade do alto do Céu, no bairro de Guaxuma, em Maceió.
Na temática Educação e Desenvolvimento, a construtora inscreveu a iniciativa “Diálogo Semanal com o Colaborador”. “Nós começamos as semanas de trabalho com um café da manhã em que reunimos todos os colaboradores e realizamos atividades para promover o crescimento pessoal e profissional deles, como palestras, além de disseminar valores como a colaboração e a solidariedade. O resultado é um grupo mais unido e cooperativo”, acrescentou Inês Falcão.
A lista com as empresas vencedoras está no site www.al.sesi.org.br.

Deixe o seu comentário