11/12/2023 1h13

Confira como utilizar a energia elétrica de forma adequada na decoração para as festas de fim de ano

Equatorial faz alerta para atitudes que podem fazer a diferença na conta de luz e alguns hábitos que não são recomendáveis

 

Serviços de iluminação natalina requerem conhecimento e cuidado

O período considerado o mais iluminado do ano chegou e muitos alagoanos já começaram a comprar ou tirar dos armários as decorações e iluminações para as festas de fim de ano. Com o propósito de disponibilizar dicas importantes que podem auxiliar na montagem dos enfeites, sem deixar de caprichar na ornamentação simbólica, a Equatorial Alagoas separou algumas recomendações simples que podem fazer a diferença evitando o aumento na conta de luz, além de prevenir acidentes.

De acordo com o executivo de segurança, Bruno Pimentel, os artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são os mais procurados e comercializados nesta época do ano e os cuidados essenciais devem começar antes mesmo da montagem da ornamentação. Os tradicionais cordões luminosos, também conhecidos como pisca-pisca, é um dos elementos que merecem toda a atenção.

“O principal segredo é optar por aqueles que possuem lâmpadas de LED. Além de mais bonitas são bem mais econômicas, eficientes, duráveis, ecológicas e podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos. Também é fundamental que a decoração artificial, seja de boa qualidade e certificada pelo Inmetro”, destaca o especialista.

Segundo o executivo, outra dica fundamental é desligar as luzes no período em que não houver movimento na residência e também durante o dia. “Deixar a iluminação ligada a noite inteira, além de prejudicar o bolso devido ao alto consumo de energia, também pode causar problemas maiores, tendo em vista que os artigos natalinos de iluminação são confeccionados para cargas pequenas e podem provocar curto-circuito ou até mesmo incêndios”, frisou.

Decoração segura

Ao mesmo tempo em que a decoração alegra e encanta, por outro lado também pode render graves acidentes. A Distribuidora reforça que ao decorar a casa ou o ambiente, é preciso estar atento também à segurança. Por isso, a recomendação é que os estados de conservação dos itens natalinos sejam avaliados, principalmente se forem reaproveitados de anos anteriores, pois podem estar com os fios descascados, ressecados e até mesmo rompidos.

“Jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin, o famoso “T”. O ideal é usar o filtro de linha. Sempre utilizar fita isolante ao invés das fitas crepe ou adesiva. Não ligar as luzes de natal com as mãos ou pés molhados e, principalmente, ter atenção com as crianças. Os enfeites são coloridos e luminosos, o que os tornam atrativos para os pequenos. Somente adultos devem manusear objetos ligados na energia”, enfatiza o executivo de segurança da Distribuidora.

Outra dica que deve ser levada em consideração pontuada por Pimentel, é a atenção redobrada com animais. Afinal, as decorações atraem os bichos e eles podem morder os cabos e levarem choque, ou até mesmo, engolirem algum tipo de material.

“Os gatos, por exemplo, ficam empolgados com decorações que possam escalar, puxar, derrubar, além de servir de esconderijo, porém isso também é bastante perigoso”, complementa.

Veja outras precauções:

– Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros e têm maior durabilidade;

– Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-lo da tomada, utilize o plugue;

-  Não faça emendas nos fios do circuito da decoração;

- No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”;

– Não faça ligações clandestinas de energia para a iluminação natalina. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

O que fazer em caso de acidentes?

A companhia de energia elétrica reforça ainda, que o consumidor jamais poderá fazer ligações irregulares e em caso de acidente ou emergência com a rede elétrica, isole a área e ligue imediatamente para a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196, para o Corpo de Bombeiros no 193 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no 192.

Deixe o seu comentário