26/03/2015 11h17

Artigo: Prevenção contra PCV2 diminui custos com outras medicações

Por Marcelo Almeida, médico veterinário e gerente técnico de suínos da Merial Saúde Animal

merial

 

Por Marcelo Almeida, médico veterinário e gerente técnico de suínos da Merial Saúde Animal

 

 Os suinocultores brasileiros em sua busca pelo aumento da lucratividade estão em constante aprimoramento das questões envolvendo aumento de produtividade e redução de custos na operação do plantel. Muitos já sabem que proteger a granja dos problemas sanitários é fator crucial para que prejuízos e gastos extras sejam evitados.

É também de conhecimento que a circovirose suína, causada pelo Circovírus Suíno tipo 2 (PCV2), é um mal que ataca o sistema imunológico dos suínos, fazendo com que o animal se torne suscetível a outras doenças, fato que gera grande impacto na qualidade sanitária do plantel, e demanda uma utilização maior de medicamentos para o controle de infecções secundárias.

Para diminuir o dano ao plantel é necessário um cuidado maior por parte do produtor. Nesse sentido, um grande aliado nesse processo é o método de vacinação contra o PCV2, que auxilia diretamente na diminuição da taxa de mortalidade e também redução de custos com medicação, aumentando diretamente a lucratividade do plantel.

Em teste exclusivo, onde foram avaliados o desempenho médio de produção de 44 lotes de terminação de um plantel de 1.200 fêmeas de origem única, foi detectado que a partir da vacinação com Circovac®, houve uma redução de mais de 60% no custo com antibióticos.

Outros dados obtidos permitiram atestar grande redução da taxa de mortalidade, que caiu de 16,1% para 6,5%, sendo que as mortes dos animais vacinados foram causadas por fatores não relacionados ao PCV2, ou seja, a vacinação com Circovac® representa aumento real na lucratividade do plantel que teve as mortes reduzidas assim como o gasto com medicamentos.
Entendendo o aspecto crítico da Circovirose suína para a produção nacional de suínos, a Merial oferece conteúdo gratuito sobre a saúde dos suínos e o combate ao PCV2. Para obter informações sobre o tema basta acessar: http://www.circovac.com.br

 

Sobre a Merial

A Merial é uma empresa líder mundial em saúde animal voltada para a inovação, fornecendo uma gama completa de produtos para melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho de várias espécies de animais. A Merial emprega aproximadamente 6.200 pessoas e opera em mais de 150 países. Seu faturamento em 2013 foi de aproximadamente R$ 6,5 bilhões. Merial é uma empresa Sanofi. Para mais informações, consulte www.merial.com.br

 

TAGS:

Deixe o seu comentário