30/06/2022 9h46

Sucesso da criação de cavalos começa pela saúde dos cascos

Os benefícios de manter esse cuidado também se estende aos equinos de lida ou de lazer, que podem enfrentar bem caminhadas longas.

Antonio Coutinho é gerente de marketing para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal

Antônio Coutinho *

 

Quem trabalha com cavalos atletas sabe que o sucesso dos animais começa pelos cascos. Em competições profissionais, nas quais se busca atingir o mais alto nível e a máxima performance, os criadores e competidores estão conscientes de que cascos saudáveis são atributos indispensáveis para o bom resultado esportivo. Os benefícios de manter esse cuidado também se estende aos equinos de lida ou de lazer, que podem enfrentar bem caminhadas longas.

Para a manutenção de características tão importantes, a trajetória começa com a nutrição adequada. A oferta de ração balanceada, ajustada às necessidades do cavalo, é essencial, assim como a suplementação nutricional. Mais do que beneficiar o bem-estar animal e a saúde dos cascos, esses recursos são excelentes também para a pele e os pelos dos equinos – proporcionando também aparência física saudável, primeiro indicio de animal saudável e bem cuidado.

Entre os nutrientes que contribuem para a saúde dos cascos estão zinco, manganês e selênio – que possui grande poder antioxidante. Outro recurso importante é a biotina, também conhecida como vitamina B7, relacionada à produção de proteínas. Entre os aminoácidos, a DL-metionina – fonte orgânica de enxofre – é um elemento valioso. Todos eles combinados estimulam a produção de queratina, proteína que fortalece os cascos e os pelos.

Para o criador ou treinador de cavalos, a oferta desses nutrientes é indispensável. Afinal, quando há baixa ingestão, é possível perceber – a olho nu – alterações nos cascos e nos pelos, que perdem o brilho. E essa é a porta para preocupações maiores: problemas nos cascos dos equinos podem deixar animais de competição parados por até seis meses, gerando prejuízo não só econômico, mas também de bem-estar deste animal.

Com a correta suplementação nutricional, que pode ser feita com Kerabol®, da Equistro®, empresa da Vetoquinol Saúde Animal, é possível evitar quebras nos cascos e, quando for o caso, agilizar cicatrizações. Além disso, torna o plantel mais resistente a lesões e à fadiga. Dessa forma, os equinos se recuperam mais rapidamente após os exercícios, mostrando que estão prontos para as provas e também para o trabalho diário nas propriedades e caminhadas de lazer – garantindo bons resultados e gerando rentabilidade para o negócio.

* Gerente de  Marketing para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal. 


TAGS:

Deixe o seu comentário