29/11/2012 8h09

Sempma inaugura jardim sensorial no Parque Municipal

Espaço é importante para o público porque estimula e valoriza órgãos do sentido e percepção do mundo vegetal

 
Parque Municipal de Maceió
A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) inaugura, nesta sexta-feira (30), às 8h30,  um jardim sensorial com uma área aproximada de 2.900 metros quadrados, no Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro. Será mais uma atração para o local, que é muito visitado por estudantes, pesquisadores e pelo público em geral.
O jardim sensorial é importante para todos os tipos de público, uma vez que estimula e valoriza os órgãos do sentido e a percepção do mundo vegetal. A visão é estimulada através de tamanho, formas e exuberância das cores diferentes; desenvolve e ativa a memória olfativa que ajuda a acalmar e despertar lembranças propiciando uma viagem no tempo e põe em ação um conjunto de diferentes estímulos, além de desfrutar de benévolo aroma; a textura agradável ou desagradável é percebida pelo tato com o estimulo direto com as plantas; e o paladar faz identificar sabores, gosto de algumas ervas.
Os benefícios  do jardim sensorial são muitos. Tem efeito relaxante, é um bom lugar para fugir do estresse e propicia uma viagem prazerosa. Para os deficientes visuais este tipo de jardim oferece um contato mais próximo e seguro com a natureza. É bom também para os educadores na estimulação dos sentidos e até acalmar crianças com dificuldade de aprendizado. O idoso, com sua perda natural de mobilidade e diminuição dos sentidos, também são beneficiados. É importante como fonte de estímulo e repouso para pessoas com demência.

Deixe o seu comentário