11/06/2017 14h57

Itaú Unibanco reduz de 1% para 0,3% previsão de alta do PIB

Expectativas de crescimento também caíram de 4% para 2,7%

G1

O Itaú Unibanco reduziu de 1% para 0,3% sua previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2017, disse o banco em relatório divulgado nesta sexta-feira. A principal justificativa apontada foi a incerteza envolvendo as reformas econômicas diante da “complexidade do cenário” no país. As expectativas de crescimento em 2018 também caíram, de 4% para 2,7%.

“O aumento da incerteza associada ao cenário político deve dificultar o avanço das reformas e ajustes necessários na economia”, disse o banco em relatório.

No primeiro trimestre de 2017, o PIB brasileiro registrou crescimento de 1%, após 8 quedas seguidas, puxado especialmente pela agropecuária. Para o segundo trimestre, a previsão do Itaú é de queda de 0,2%.

O banco também passou a prever uma inflação menor para este ano, diminuindo a projeção de 3,9% para 3,7%. “Um retrocesso no processo de aprovação de reformas, em que pese o seu efeito negativo sobre a atividade econômica, também pode requerer medidas fiscais alternativas, como aumento de impostos e/ou reversão de desonerações, com prováveis impactos de alta sobre a inflação, ao menos no curto prazo.”

Desemprego

O banco também prevê que a taxa de desemprego continue crescendo até atingir seu auge em setembro de 2018, com 14,3%. Para o fim de 2017, a taxa de desemprego prevista pelo banco passou de 13,8% para 14%. Para o ano seguinte, de 13,6% para 14,3%.

Em abril, a taxa atingiu 13,6%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A alta do desemprego continua ao longo do início de recuperação do crescimento pois o ciclo de contração da atividade econômica ainda não teve seu impacto completo no mercado de trabalho”, disse o banco em relatório.

TAGS:

Deixe o seu comentário