15/02/2012 10h43

Sescoop/AL esclarece formação de cooperativa para costureiras

Grupo de costureiras localizado em São Luiz do Quitunde presta serviço à Usina Santo Antônio

Assessoria

 

Na próxima quinta-feira, 16, o instrutor do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL), Ednildo José da Silva, vai ao encontro de um grupo de costureiras, do município de São Luiz do Quitunde, que presta serviço a Usina Santo Antônio. O objetivo é explicar passo a passo a constituição de uma cooperativa.

De acordo com Marivá Pereira, gerente de capacitação do Sescoop/AL, a iniciativa partiu da empresa. “Fomos procurados por um gerente da usina que mostrou interesse em profissionalizar as costureiras que prestam serviço a indústria, principalmente na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e prontamente atendemos a demanda”, contou a gerente de capacitação.

A unidade industrial entrou em contato inicialmente com o Sistema Cooperativista Alagoano, composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) e o Sescoop/AL, com o intuito de constituir uma cooperativa no ramo crédito, porém esse tipo de empresa demanda uma discussão e conhecimento mais aprofundado, o que já está sendo discutido, de acordo com a representante do Sescoop/AL.

“Tivemos conhecimento que o grupo industrial movimenta cerca de dez mil empregos, é uma das maiores do estado, ou seja, possui um potencial imenso de desenvolvimento.  Nesse primeiro contato, nosso instrutor vai mostrar como funciona uma cooperativa, as etapas para construção, como despesas com registro, documentação necessária e o papel de cada cooperado”, revelou Marivá Pereira.

Conforme o último  levantamento da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), em 2011 foram criadas oito novas cooperativas em diversos ramos.

TAGS:

Deixe o seu comentário