04/02/2012 11h35

Nova cooperativa propõe crescer com responsabilidad social

Máxima é o nome da Cooperativa de Projetos e Consultorias Agrárias focada na disseminação da cultura da educação ambiental

Criada no final do ano passado, a Cooperativa de Projetos e Consultorias Agrárias (Máxima) é uma das oito novas unidades credenciadas na Junta Comercial do Estado de Alagoas em 2011. Com os projetos Água da Vida e Transformando Lixo em Luxo, a cooperativa busca disseminar a cultura da educação ambiental, do reaproveitamento de materiais sólidos e preservação do meio ambiente.

Com o auxílio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas e do Serviço de Aprendizagem Rural do Estado (OCB/Sescoop-AL), os mais novos empresários buscam atender todos os requisitos para o bom funcionamento de uma empresa cooperativa. A prova disto, é que o grupo quer entender melhor qual o papel do Conselho Administrativo, e vai passar por um novo curso.

“Recebemos total apoio do Sistema Cooperativista. Fizemos o primeiro curso de cooperativismo ministrado pelo Sescoop/AL, e buscamos mais conhecimento. Observamos que o mercado está carente de empresas com profissionais multidisciplinares, que desenvolvam projetos empreendedores sustentáveis, ambientalmente corretos e justos. Propomos o diferencial voltado ao social ambiental”, revelou Glauco Yves, presidente da Máxima.

No projeto Água da Vida,  quinze famílias da agricultura familiar, moradoras da região  entre o Pontal da Barra, Massagueira e município de Marechal Deodoro, serão capacitadas para se tornarem empreendedores independentes e cidadãos autossustentáveis. O conceito do projeto baseia-se na implantação da cultura hidropônica, com a produção de alimentos, como alface lisa e o coentro. A iniciativa é de uma empresa privada que possui indústria na localidade.

“Trabalharemos a redução do uso de defensivos agrícolas, maior durabilidade e conservação do produto, cuidados com os tratos culturais, além da regularidade no abastecimento e orientação para comercialização do produto. Todos os nossos projetos visam o desenvolvimento social e a sustentabilidade”, frisou Glauco Yves.

Seguindo a mesma linha, o projeto ‘Transformando Lixo em Luxo’ vai explorar o reaproveitamento do óleo vegetal, com foco na produção artesanal de cosméticos. O grupo já firmou parceria com  a Usina Santa Clotilde e vai capacitar trabalhadores desde a produção até a  logística de comércio.

“Acredito que começamos bem as nossas atividades, há um mês conseguimos o registro oficial da empresa, CNPJ, e  já temos  dois projetos aprovados e outros passando por avaliações. Estamos trabalhando para nos conveniar ao Sistema S, que compreende  Sebrae, Senar, Sesc, Senac e Senai, para prestar serviços e ampliar os projetos já em andamento e os novos”, destacou.

TAGS:

Deixe o seu comentário