03/02/2014 11h13

‘Transporte coletivo é prioridade’, diz superintendente da SMTT

As reformas são providenciais e atendem a uma demanda antiga dos usuários do sistema do transporte público que reclamam da falta de estrutura

Superintendente da SMTT, Tácio Melo, diz que o transporte coletivo vai melhorar na capital

 

Nicollas Albuquerque e Thaciana Lima (estagiária)/SMTT

O prefeito de Maceió e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito assinaram em menos de uma semana a ordem de serviço para a reforma de mais três terminais de ônibus da cidade. Agora, além do terminal do Vergel do Lago que já passou por reforma em setembro do ano passado, os terminais do Mercado da Produção, na Levada, do terminal de integração do Benedito Bentes e o do Conjunto José da Silva Peixoto, no bairro do Jacintinho, são os que ganharão novas instalações físicas e elétricas.

Para o superintendente da SMTT, Tácio Melo, as reformas são providenciais e atendem a uma demanda antiga dos usuários do sistema do transporte público que reclamam da falta de estrutura devido à falta de investimento ao longo de anos. “Todas as obras serão executadas com recursos do Fundo de Transportes Urbanos. É um retorno que deve oferecer benefícios não somente aos passageiros, mas para quem opera o sistema, no caso dos motoristas, fiscais e cobradores”, frisa o superintendente.

Ainda segundo Tácio, para este ano, a previsão é de que mais dez terminais sejam reformados em Maceió. “O primeiro ano foi difícil, de arrumar a casa, de planejamento. Agora é um ano de realização e de execução”, salientou. Até fevereiro, o superintendente anunciou a licitação para a reforma dos terminais do Osman Loureiro, Trapiche da Barra, Sanatório e Rio Novo, além da construção do terminal do Village Campestre.

Também já se encontra em processo de licitação o calçamento de estocagem dos ônibus no Conjunto Rosane Collor, que terá dois grandes abrigos. Nos próximos dias, a SMTT colocará um abrigo de ônibus de 15m de comprimento no Clima Bom, já na rodovia BR-104, próximo à Paragominas. Além de dar mais comodidade ao usuário do transporte público, a intenção, de acordo com a SMTT, é fazer o reordenamento urbano daquela região onde se instalou o comércio de ambulantes de forma desordenada.

Prioridade

Durante as três assinaturas de ordem de serviço para a reforma de terminais, Tácio Melo ratificou o compromisso da prefeitura em priorizar o transporte coletivo de Maceió. “Só melhorando o sistema de transporte público é que também melhoraremos o trânsito da cidade. Priorizando o transporte coletivo de massa, estaremos fazendo com que as pessoas deixem de utilizar os veículos particulares e busquem nos ônibus o meio de transporte mais rápido e barato para locomoção”, afirmou.

Para tanto, a SMTT implantará a partir do dia 17 de fevereiro a faixa exclusiva para ônibus. Com a faixa, a velocidade dos coletivos que hoje gira em torno dos 10 km/h ficará na casa dos 25 km/h.

Audiência pública

Na última quinta-feira (30), foi realizada audiência pública para licitação do transporte, no auditório da FITS (Faculdade Integrada Tiradentes). O objetivo da discussão foi tornar públicas às informações correspondentes à concorrência que vai selecionar empresas ou consórcios de empresas que receberão a concessão do serviço público de transporte coletivo. As etapas seguintes serão a publicação do edital e a divulgação da data de abertura do certame.

TAGS:

Deixe o seu comentário