09/11/2012 13h36

Braskem marca presença na European Bioplastics Conference 2012 com o Polietileno Verde

Empresa é uma das patrocinadoras do maior evento internacional da indústria de bioplástico

Polietileno Verde é uma marca Braskem

A Braskem, empresa líder das Américas em produção de resinas termoplásticas e maior produtora mundial de biopolímeros, estará presente na European Bioplastics Conference, o maior encontro europeu do setor de bioplásticos, que está em sua 7ª edição.  A Braskem é uma das patrocinadas da conferência que acontece em Berlim, Alemanha, nos dias 6 e 7 de novembro.

O destaque da participação fica por conta do PE Verde, polímero de fonte renovável produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar. No ciclo de palestras, o PE Verde será tema de três delas. No espaço da empresa, alguns dos produtos feitos pelos seus clientes utilizando o biopolímero estarão expostos para os visitantes.

No dia 7 de novembro, as consultorias E4Tech e LCA Works, que estão trabalhando em parceria com a Braskem na condução do estudo de Análise do Ciclo de Vida (ACV) do PE Verde, farão uma palestra a respeito do tema. O estudo faz parte do programa da empresa para substanciar o desempenho ambiental do produto (desde a plantação da cana até o portão da Braskem) e, desta maneira, prover os seus clientes com as informações relevantes para o entendimento e comunicação do desempenho de seus produtos. As outras duas palestras serão feitas por clientes que abordarão novos desenvolvimentos de produtos feitos com o PE Verde.

“Oferecer produtos cada vez mais sustentáveis é um dos nossos pilares de atuação para melhor servir aos Clientes e à sociedade. Nessa linha, a Braskem vem intensificando suas pesquisas em produtos fabricados a partir de matérias-primas renováveis. Não poderíamos ficar de fora desse evento que oferece uma plataforma de informação única para as tendências do setor num mercado de alta relevância e que também conta com a participação de atores importantes da indústria”, conta Marcelo Nunes, diretor de Negócios de Químicos Renováveis da Braskem.

Polietileno Verde (PE Verde)

A Braskem produz o PE Verde em escala comercial desde setembro de 2010, na planta localizada no polo de Triunfo, Rio Grande do Sul. O produto é obtido a partir de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar, e preserva as características técnicas de um polietileno tradicional (feito a partir de combustíveis fósseis), podendo ter utilização imediata nas variadas aplicações onde o polietileno tradicional já é aplicado.

Premiado e reconhecido no mundo inteiro, o PE Verde da Braskem possui balanço ambiental muito positivo, pois, considerando sua cadeia produtiva desde a plantação da cana até o portão da Braskem, captura e fixa CO2 da atmosfera, contribuindo para a redução dos gases do efeito estufa. O produto foi anunciado ao mercado em 2007, recebeu validação do laboratório internacional Beta Analytic e foi certificado pelo instituto belga Vinçotte sobre o conteúdo de fonte renovável.

A marca “I’m greenTM”, desenvolvida para identificar os produtos que utilizam o PE Verde, busca atestar aos consumidores sua contribuição para a redução do efeito estufa e seu compromisso com a transparência de comunicação.

TAGS:

Deixe o seu comentário