16/07/2022 12h52

Equatorial Alagoas inicia projeto E+Reciclagem na Grota das Piabas, em Maceió

Iniciativa incentiva cultura da coletiva seletiva e ainda concede descontos na conta de luz

 

Energia com responsabilidade social e ambiental

Iniciativa incentiva cultura da coletiva seletiva e ainda concede descontos na conta de luz; adoção de boas práticas de gestão de resíduos integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Praticar a coleta seletiva é um dos pilares do consumo sustentável. Com o objetivo de estimular ações que contribuam para a preservação das pessoas e do planeta, a Equatorial Alagoas lançou, nesta sexta-feira (15), na Grota das Piabas, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, o projeto E+Reciclagem, iniciativa do Grupo Equatorial que incentiva a cultura da coleta seletiva e ainda concede descontos na conta de luz referente ao consumo e energia.

Além de executivos, gerentes, superintendentes e técnicos da Equatorial Alagoas, o evento contou com a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas entre outros órgãos e instituições que também foram prestigiar a abertura oficial do programa.

O lançamento contou com a inauguração do primeiro posto de coleta itinerante que, a partir de hoje, está disponível para o recebimento de resíduos na comunidade. São eles: plástico (garrafas pet, embalagens de mantimentos shampoo, detergente e margarina, baldes, bacias, caixas, cadeiras, mesas, sacolas plásticas e PVC), metal (aço inox, alumínio, antimônio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro), papel (papel A4, livros, papel de escritório, revistas, encartes, papelão, listas telefônicas e jornais), Tetra Pak (caixinhas de suco, leite, extrato de tomate, creme de leite e leite condensado), e óleo de cozinha, que deverá ser entregue coado e acondicionado em uma garrafa pet.

 

 

Para ser beneficiado com o bônus na conta de energia, o cliente deve se dirigir ao posto do E+Reciclagem com os resíduos devidamente limpos e separados, juntamente com a conta de energia mais recente e um documento de identificação com foto. “O desconto destina-se aos clientes de baixa tensão e residenciais. Lembrando que o abatimento pode variar de acordo com a quantidade e o tipo de material que é pesado na balança”, esclareceu o engenheiro do Programa de Eficiência Energética da Distribuidora, Edmilson Santos.

Se preferir, o interessado também poderá optar por doar o desconto na fatura de energia de uma instituição social de sua preferência ou escolher entre as sugestões da própria concessionária. Na oportunidade, o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, afirmou que o investimento vai gerar ganhos ambientais e sociais, contribuindo com o meio ambiente e a sustentabilidade.

“O E+Reciclagem chegou para mudar hábitos e conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo corretamente, tornando a cultura da coleta seletiva uma ação constante. Acreditamos que esse programa vai transformar a vida das pessoas”, disse.

 

Itinerância do projeto

Além da Grota das Piabas, a estação de incentivo à reciclagem também vai desembarcar em outros quatro pontos da capital alagoana a partir da próxima terça-feira (19). Apenas o posto da Praça da Formiga, localizada no bairro do Benedito Bentes I, é que estará disponível à população a partir do dia 25/07. O horário permanece o mesmo para todas as localidades: das 8h às 12h, e das 13h às 17h.

 

Confira a programação:

Segunda-feira: Benedito Bentes Endereço: Praça da Formiga – a partir do dia 25/07 bairro: Benedito Bentes I Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Terça-feira: Jacintinho Endereço: Associação Comunitária das Piabas (Rua São Luiz, nº 202 b, bairro: Jacintinho) Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Quarta-feira: Jatiúca Endereço: Unicompra Stella Maris (Avenida Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, nº88, bairro: Jatiúca) Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Quinta-feira: Tabuleiro do Martins Endereço: Gbarbosa Tabuleiro (Avenida Maceió, nº9730, bairro: Tabuleiro do Martins) Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Sexta-feira: Vergel do Lago

Endereço: Comunidade Espírita Nosso Lar (Rua São Félix, nº204 bairro: Vergel do Lago) Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Sustentabilidade e preservação ambiental 

Segundo dados da SUDES, aproximadamente 348.866,76 toneladas resíduos domiciliares foram recolhidos em Maceió no ano de 2021 e com a implantação do E+Reciclagem haverá um incentivo ainda maior para destinação correta desses materiais.

O líder comunitário da Grota das Piabas, Robson Lima, disse que o lançamento do projeto é motivo de muita alegria para a comunidade. “Com o posto do E+Reciclagem, damos mais um passo importante rumo à sustentabilidade e à preservação ambiental”, resumiu.

E+Reciclagem e ODS – A adoção de boas práticas de gestão de resíduos integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 metas globais que visam guiar a humanidade até 2030. O projeto da Equatorial, chancelado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), está diretamente ligado ao ODS de número 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ao ODS de número 12 (Consumo e Produção Sustentáveis).

 

TAGS:

Deixe o seu comentário