16/07/2023 7h18

Equatorial Alagoas celebra a conclusão do primeiro ciclo de aulas do Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi com a realização de concertos didáticos

Projeto é apoiado pela Distribuidora, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e promove educação musical para 60 crianças e adolescentes de escolas públicas do município

Juventude de Maragogi é assistida com projeto cultural pela Equatorial

 

A música como fonte de alegria, inspiração e geração de renda. Na quarta e quinta-feira desta semana, foram realizados os concertos didáticos para celebrar a conclusão do primeiro ciclo de aulas do Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi. O projeto tem como objetivo promover educação musical gratuita para 60 crianças e adolescentes de escolas públicas do município e é apoiado pela Distribuidora, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Prefeitura da cidade. 

Na quarta-feira (12), o evento foi realizado na Escola Municipal Manoel de Medeiros e, na quinta-feira (13), na quadra de esportes da Escola Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales e contou com a presença da gerente de Relacionamento da concessionária, Patrícia Moraes, e da executiva de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade, Isa Mendonça, além de representantes da Prefeitura do município, familiares de alunos, e integrantes da coordenação pedagógica das duas outras escolas participantes do projeto: Dr. Edvaldo de Melo Sena e Manoel de Medeiros Costa, essa última localizada no povoado São Bento. 

“Estamos muito felizes em poder contribuir para a transformação da vida desses jovens. Tenho certeza que deixamos um legado importante na cidade. Além de distribuir energia elétrica com segurança e qualidade, a Equatorial também está comprometida com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social dos clientes inseridos em suas áreas de concessão. Esperamos que os alunos continuem buscando o conhecimento e acreditando que tudo é possível com esforço, trabalho duro e dedicação”, destacou a executiva da Equatorial Alagoas, Isa Mendonça. 

Uma homenagem à Música Popular Brasileira 

Nos concertos didáticos, os alunos tocaram o repertório, que incluiu sucessos da música popular brasileira, com a utilização de instrumentos de sopro, como flauta, clarinete, sax tenor, trompete e trombone, e instrumentos de cordas, como violino, viola clássica e violoncelo. As canções incluíram Asa Branca e Assum Preto, de Luiz Gonzaga, Trem de Ferro, de Antônio Carlos Jobim, e Anunciação, de Alceu Valença. E teve até a nona sinfonia de Beethoven. 

Breno Rafael da Silva, de 10 anos, aproveitou a oportunidade e mostrou todo o seu talento ao tocar violoncelo. “Eu me sinto muito bem participando da orquestra. Vou levar a música para a vida toda”, resumiu. Élida da Silva, mãe do pequeno, ficou alegre ao ver o filho tocar. “É uma oportunidade única para as crianças aqui do município e fiquei muito feliz com meu filho participando”. 

A primeira-dama de Maragogi, Márcias Fidélis, assistiu à apresentação do aluno e ficou emocionada. Ela destacou a importância da parceria entre a Distribuidora e a Prefeitura da cidade. “O projeto colabora com a transformação das crianças e jovens do município. A Equatorial foi muito importante para o desenvolvimento desse projeto e nós agradecemos demais por esse patrocínio”, disse. 

O maestro Bruno Barreto, presidente da Associação Viva Música, responsável pela direção artística do Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi, também reiterou o agradecimento à concessionária que, segundo ele, condicionou uma mudança significativa na vida dos jovens maragogienses. “Os concertos marcam a primeira etapa de conclusão deste grandioso projeto que impactou muitas vidas. Nós expressamos uma profunda gratidão à Equatorial Alagoas que, com o patrocínio, viabilizou a compra dos instrumentos musicais, contratação de professores e equipe de trabalho, além de ter possibilitado o desenvolvimento do projeto como um todo. Tenho certeza que todos esses elementos foram essenciais para a transformação social dos alunos da orquestra”, concluiu. 

Sobre o E+Cultura: o Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi integra o E+Cultura que faz parte da plataforma de Sustentabilidade E+ do Grupo Equatorial e tem como principal objetivo contribuir com iniciativas que valorizem a população local e suas tradições, incluindo as mais diversas modalidades de projetos culturais.  As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), que são uma coleção de metas globais que visam engajar empresas em cinco grandes áreas: pessoas, planeta, paz, prosperidade e parcerias.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário