26/02/2022 9h19

Casa da Agricultura de Baixo Carbono também chega ao sertão alagoano

Unidade será ponto de apoio para atividades de formação e atendimento à produtores que desejam iniciar às atividades de sequestro de carbono e uma gestão sustentável do solo

Pequenos produtores rurais sertanejos aderem ao programa de carbono zero

 

Instalada no município de Batalha, região do sertão do Estado, a Casa da Agricultura de Baixo Carbono foi inaugurada nesta quinta-feira, 24, com a presença de cooperativas da agricultura familiar de diferentes segmentos. O empreendimento, que é de  inciativa do do Fundo Nacional de Permanência na Terra (Funpet)  em parceria com a Cooperativa Cheiro da Terra, vai  sediar as atividades do projeto Caatinga Sustentável   visando a prática  do sequestro de carbono,  termo utilizado para indicar a exclusão do gás carbônico (CO₂) da atmosfera e transformação em oxigênio (O₂).

A unidade será ponto de apoio para atividades de formação e atendimento à produtores que desejam iniciar às atividades de sequestro de carbono e uma gestão sustentável do solo. A proposta é incluir, incialmente, cerca de 60 pequenos produtores da região. Segundo o presidente da Cooperativa Cheiro da Terra, Adriano Ferreira, as atividades de visitas às propriedades no Sertão terão início no mês de março .

“O grande objetivo é  descarbonizar as atividades da agricultura familiar, possibilitando que o pequeno e o médio produtor e ainda tornar isso um bom negócio através do acesso  ao crédito de carbono, que tanto o mundo precisa. Será investido na região cerca de um milhão de reais para retomar investimentos em microcrédito e posteriormente promover a formação de jovens e o incentivo no processo regenerativo da água. Tudo isso tendo a Casa de Baixo Carbono como espaço para encontros e alojamento dos grupos técnicos”, explicou o líder da Cheiro da Terra.

Parceira do projeto, a Unicafes Alagoas, classificou a iniciativa substancial para sustentabilidade da produção rural. “Um grande desafio para agricultura moderna, podendo ser um parceiro estratégico nessa luta contra o aquecimento global. Capturar  significa pensar nas próximas gerações e na manutenção da humanidade. Além disso, temos incentivos com vantagens econômicas de programas que oferecem crédito para as propriedades”, chama atenção o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo.

TAGS:

Deixe o seu comentário