O projeto Merenda Legal pode incluir mais sabor na alimentação das criançada 380 escolas de Alagoas e movimentar a economia dos 102 municípios através da agricultura familiar. A iniciativa da Unicafes em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que consiste no estímulo aos municípios a adquirirem mais itens produzidos pela agricultura familiar, vai colaborar com a efetivação das políticas públicas. O tema foi exposto nesta terça-feira,13, em encontro virtual entres as cooperativas da Unicafes, prefeitos da Associação dos Municípios de Alagoas, gestores escolares e lideranças políticas.
Além da maior inclusão e acesso ao mercado de compras públicas, o Merenda Legal ainda sugere a criação de um consórcio intermunicipal para a agricultura. A ideia é promover a mobilização dos agricultores para os municípios e facilitar a organização das chamadas. O próximo passo do Merenda Legal é construir mesas temáticas e oficinas com profissionais e conselhos da educação para apresentação do projeto e das cooperativas da agricultura.
“Esse tema é um verdadeiro prato cheio de dias melhores por trazer mais qualidade na dieta das crianças, com a riqueza e toda expertise da nossa agricultura. O Merenda Legal, junto com a AMA, faz seu papel de se relacionar com a agricultura com o propósito da comercialização, mantendo o apoio dos gestores municipais”, explicou o executivo.
A inciativa garante sobretudo o cumprimento da Lei dos 30%, a 11.947 de 2009 , que prevê a obrigatoriedade da compra mínima pelas equipes municipais por meio do Programa de Alimentação Escolar (Pnae).O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, informou que os gestores têm todo interesse nas aquisições da agricultura. “É de total interesse elevar a qualidade do alimento e valorizar a agricultura. A AMA construiu esse debate, mobilizando junto com a Unicafes e seguiremos para as próximas fases de relacionamento. Precisamos fazer com que a legislação prevaleça mas sobretudo para levar merenda de qualidade para a escola e viabilizar o pequeno produtor”, declarou.
Faz parte do plano de mobilização do Merenda Legal a identificação dos agricultores através das cooperativas e promoção de oficinas com os conselhos e gestores escolares para sanar dificuldades técnicas. Segundo o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, mais de 10 mil agricultores e 48 cooperativas fazem parte da rede de comercialização ligada à Unicafes. No total, 60 produtos estão elencados no catálogo da agricultura, sendo industrializados, in natura e de origem animal.
“Esse programa é instrumento de fortalecimento do segmento, das cooperativas e para os nossos índices de Educação. Na outra ponta, temos mais oportunidade para assistência técnica e extensão rural, o que vai viabilizar esse agricultor. Sobretudo, temos um programa de relacionamento multitarefas que envolvem e contam com a força de diferentes secretarias, e profissionais integrados”, argumentou.