06/02/2014 9h24

Ações do Projeto Alimentação Certa estimulam a organização de cooperativas familiares

Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL) identificou muitos agricultores familiares, associações e cooperativas nos municípios

Agricultores sempre buscando trabalhar por meio do cooperativismo

Na execução do Projeto Alimentação Certa, durante o processo de levantamento dos dados da agricultura familiar, a . Mas um grande número é desorganizado, quase sem produção e entidades inativas. A situação é causada por uma série de fatores, dentre eles a ação de atravessadores que forçam a venda de produtos a preços inviáveis.

A equipe de técnicos agrícolas do Projeto Alimentação Certa tem fomentado as ações de organização dos produtores da agricultura familiar, incentivando e promovendo debates, troca de informações e capacitações, capazes de construir bases sólidas para a organização significativa deste segmento produtivo.

Na região da 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Ensino), onde está inserido o município de São José da Tapera, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município – com o apoio do técnico do Projeto Alimentação Certa, José Djânio – promoveu no dia 16 de dezembro de 2013 um seminário sobre Cooperativismo. Na ocasião, foram discutidos os princípios, valores e bases do cooperativismo, bem como foram repassadas as informações sobre os procedimentos para a formação de uma cooperativa. Os participantes do seminário decidiram concretizar um antigo sonho: o de formar uma cooperativa de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar que beneficiassem não só o município de São José da Tapera, mas também toda a região da Bacia Leiteira e Alto Sertão de Alagoas.

Assim, no dia 20 de dezembro, foi realizada a assembleia que constituiu a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar – COOPCAF. Uma entidade que nasce com bases sólidas, construída em um processo participativo e democrático  que se dispõe a trabalhar em prol de uma classe trabalhadora produtiva.

TAGS:

Deixe o seu comentário