18/02/2013 18h58

SMTT estuda melhorias no trânsito da Av. Rotary

Ondulações transversais serão implantadas na Avenida Rotary

Avenida Rotary vai ganhar lombadas

Assessoria

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciará a partir de amanhã (19) os estudos técnicos para a implantação de ondulações transversais – mais conhecidas como quebra-molas – na Avenida Mendonça Júnior, antiga Avenida Rotary, bairro da Gruta de Lourdes.

Após a reivindicação de lideranças comunitárias que compareceram no órgão no início da tarde desta segunda-feira, a Superintendência se comprometeu em dar um parecer sobre o estudo técnico no prazo de uma semana. “Após este estudo, providenciaremos as placas de sinalização verticais para serem colocadas juntas aos quebra-molas”, afirmou o superintendente Tácio Melo.

De acordo com o setor de engenharia de tráfego da SMTT, uma outra providência que será tomada, assim que os processos licitatórios da prefeitura forem liberados, será a colocação de um radar eletrônico e de faixa de pedestres a fim também de diminuir a velocidade dos veículos que passam pela descida da avenida.

Ainda, segundo ele, as ondulações transversais serão implantadas pela Secretaria de Infraestrutura do município e em pontos somente indicados pela SMTT. “Recebemos pedidos de colocação de quebra-molas em locais os quais são proibidos por lei”, disse ainda o superintendente.

A proibição citada pelo superintendente se refere à Resolução 39/1998, do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais e sonorizadores nas vias públicas disciplinados pelo parágrafo único do artigo 94 do Código de Trânsito Brasileiro.

O artigo 8º da Resolução traz que, para a colocação de ondulações transversais deverão ser observadas, simultaneamente, algumas características relativas à via e ao tráfego local, dentre as quais a ausência de rampas em vias urbanas com declividade superior a 6% ao longo do trecho, como o que acontece no local preterido pelas lideranças comunitárias.

O secretário debateu os projetos para melhoria do trânsito na área em reunião com a comunidade, que na manhã desta segunda-feira (18) fez uma mobilização para apresentar suas reivindicações.

Deixe o seu comentário